15/09 – Dia do Cliente

Quem trabalha com atendimento ao cliente sabe que cada cliente é único, porém, há alguns perfis que reúnem pontos em comum de vários de seus clientes: os fiéis, os que retornam com certa periodicidade, os eventuais e aqueles que não voltam mais. Mas você já se questionou por que não voltam? Analisar os motivos que levaram o cliente a não retornar mais ao seu estabelecimento pode fazer toda a diferença para evitar que mais clientes o abandonem pelo mesmo motivo.

Segundo uma pesquisa realizada pela US News and Wordl Report, sobre as razões para se perder um cliente, o atendimento é o maior motivo, apontado por 70% dos entrevistados. Confira os motivos apontados pela pesquisa na perda de clientes:

· 1% por morte;

· 3% porque se mudaram;

· 5% por adotarem novos hábitos;

· 9% porque acham o preço alto demais;

· 14% por estarem desapontados com a qualidade do produto;

· 68% porque estão insatisfeitos com o atendimento.

Se o atendimento é o principal motivo para afastar clientes, o que pode ser feito para reverter esta perda? Antes mesmo de questionar se você ou sua equipe de atendimento está realizando um atendimento eficaz ou não, faça uma breve reflexão: como você gostaria de ser atendido? Mesmo que haja diferentes preferências na abordagem, por parte dos clientes, como por exemplo os que aceitam ajuda e os que não gostam, algumas posturas do atendente, ou vendedor são fundamentais, em qualquer ramo: cordialidade, empatia, bom humor, confiança e profissionalismo.

Agora, avalie se por acaso, com aquele cliente que quando ligou ficou esperando um tempo na linha ou por um retorno que nunca foi dado, ou se houve empatia com aquele que solicitou a troca de algum produto 1 dia após o prazo dado, se aquele produto que você ou sua equipe garantiu ao cliente que viria, na verdade não veio ou não foi entregue, enfim, são vários motivos que estão relacionados ao atendimento e vão muito além de apenas atender.

Avalie que muito mais do que desejar um ”Feliz Dia do Cliente”, atender bem em todos os outros dias do ano, com certeza será mais significativo para fidelizar os seus clientes e evitar que algum deslize, afinal ninguém está passível de cometer erros, seja decisivo para um cliente optar em abandonar os seus serviços ou produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *