A moda por um fio: “fios de uva”

Artigo por: Cristiane Ribas Machado – Diretora de Varejo da Ribas Rinaldi Consultoria e Treinamento

A moda sustentável está cada vez mais perto de nós consumidores comuns! Vide as grandes empresas do varejo internacional, do luxo ao fast fashion, que estão super atentas e preocupadas com o ciclo natural de suas coleções. Com foco definido no lifestyle de seus clientes, não apenas prometem, mas cumprem em tornar o ciclo produtivo menos poluente, mais sustentável!
As ações são várias e não param. Não voltam atrás.

A exemplo disso, a H&M – rede sueca de fast fashion, com mais de 3 mil lojas (Sim! Eu disse 3 MIL lojas espalhadas pelo mundo), há algum tempo coloca à disposição dos clientes, em suas Flagships, coletores de roupas sem uso, com boa, péssima ou má qualidade, incentivando consumidores a fazerem parte do processo produtivo, transformando essas peças em fios para fabricação de novas coleções. LINDO, hein?!!!

A Campanha intitula-se: “Bring it On”; inspirem-se com o vídeo!

No Brasil, a RENNER começa a comercializar coleções eco e promete aumentar cada vez mais produtos ecofriendly em suas coleções.
Além de atingir novos consumidores conscientes, as empresas estão preocupadas em “reorganizar” sua parte no planeta. “BOA SORTE!”
Negócios e benfeitorias à parte, em Milão, na Itália, a VEGEA ganhou um dos prêmios mais importantes de INOVAÇÃO, do MUNDO. Usou na produção de um novo material, denominado couro vegetal, cascas de uva, talos e sementes extraídas da fabricação do vinho.
O material é produzido sem usar uma gota de petróleo, sem o uso de substâncias poluentes, sem consumo de água e sem uso animal. A ideia super original foi de Gianpiero Tessitore, fundador da Vegea Ltda.

Bolsas da Coleção da VEGEA! LUXO PURO!!!

A matéria-prima, nem preciso dizer, é altamente escalonável, sendo assim, quem sabe, num futuro próximo, a fibra ou o processo produtivo fica acessível a todos os bolsos? Vamos torcer. A coleção está incrível!
Curte aí o vídeo de lançamento.