Como transformar pequenas lojas em pontos de experiência?

*Cláudia Schmitt Barbosa

Muito se tem falado em lojas como pontos de experiências (PDX) e que o ponto de venda (PDV) tradicional morreu. A loja deve se transformar e não ser mais do que apenas um lugar para comprar produtos, trabalhando as percepções, sentimentos e expectativas do consumidor durante e após o consumo.

Mas para os pequenos lojistas, muitas vezes, é difícil se posicionar e entender o que isso quer dizer e, acima de tudo, como aplicar.

Afinal, como podemos transformar pequenas lojas em pontos de experiências?

Primeiramente, temos que estabelecer quem queremos encantar. Definir quem é o nosso público- alvo, mapeando hábitos, necessidades e, criativamente, prever onde podemos encantar e envolver. Às vezes, essa experiência está em pequenos gestos, gentilezas, como um bilhete de agradecimento colocado junto à compra, que surpreende o cliente.

Rede de lojas Bonneterie – focado no cliente em cada detalhe do espaço da loja e da atenção do lojista.

Após definir nosso alvo, temos que focar na nossa própria identidade, pois o negócio não pode ser mais do mesmo. Temos que nos diferenciar para o consumidor escolher a nossa loja e não a do vizinho, pois, muitas vezes, os produtos são os mesmos, e o diferencial tem que estar no nosso espaço físico.

As cores, matérias e estilo do espaço ajudam a definir a nossa imagem, a nossa marca e a traduzir a identidade do nosso negócio. O ambiente da loja tem que ser envolvente para que o consumidor permaneça mais tempo e se sinta à vontade para testar e experimentar os produtos. A arquitetura da loja tem que favorecer essa degustação, oferecendo uma boa exposição, valorizando produtos, evidenciando itens em destaque e tendo uma ambientação envolvente. Para completar, é fundamental ter vendedores capacitados para responder dúvidas e questionamentos efetivando as compras de uma maneira sutil, transformando o consumidor em cliente, engajado em divulgar a tua marca.

Nessa hora, devemos tirar partido de sensações únicas do ser humano, como sons, aromas, tato e visão, pois essas características são prazerosas para os consumidores e deixam suas marcas de forma única.

Rede de lojas Basic Store Kids – identidade forte com elementos de arquitetura salientados, como layout, cor e decoração.

Por fim, é fundamental ser criativo e testar o inusitado. Não fique preso aos modelos existentes. O espaço físico da loja deve ser mutante para abrigar novas atividades e ações, estreitando laços e fidelizando os clientes.