Dicas de Eduardo Tevah para o Dia das Mães

O varejo vive um cenário de hipercompetição em que o cliente nunca teve tantas opções de compra, seja no varejo físico ou on-line. Desse modo, saber aproveitar as grandes datas promocionais consiste em uma ótima oportunidade de elevar suas vendas.
O Dia das Mães é considerado, de uma maneira geral, a segunda melhor data promocional do ano para quem atua nesse mercado, só perdendo para o natal. Eu, inclusive, conheço empresas em que o Dia das Mães é a melhor data do ano.
Vamos adiante: o mundo mudou em uma velocidade tão grande que não podemos mais imaginar que apenas colocando um adesivo em nossa vitrine com uma frase tradicional como “Dia das Mães é na ABC” as nossas vendas vão melhorar. O varejo é cada vez mais seletivo e não oferece mais chance para amadores, sendo ainda um grande negócio para pessoas que criam uma gestão profissional em sua empresa, não importando o tamanho dela. Abaixo apresenta de forma bem prática um conjunto de ações que, se implementadas, poderão fazer o Dia das Mães de 2018 ser um enorme sucesso. Adapte as sugestões à sua realidade, escolhendo quais das ferramentas abaixo se adequam ao seu tipo de negócio.

1. Layout interno e vitrinismo
Aqui não podemos nos restringir ao aspecto da vitrine, mas sim criar uma grande ambientação dentro da loja para estimular as compras. Use muitos displays, tenha ofertas de presentes com muito destaque dentro da loja. Muitas imagens de mães dentro da loja contribuem para o clima. Na vitrine, dê um show, contratando um especialista para fazer uma vitrine de alto impacto, aquela que faça as pessoas realmente pararem.

2. Estoques e ofertas
As empresas que mais vendem no Dia das Mães procuram mudar um pouco seu mix de produtos em relação ao normal e acabam criando três faixas diferentes, sem nunca fugir do público-alvo e do posicionamento mercadológico. Desse modo, temos o preço mais acessível para quem não quer investir muito num presente (público que cresce cada vez mais), o de preço médio e o de alto valor agregado para quem quer dar mais que uma simples lembrança. Essa é uma estratégia vitoriosa!

3. Condições de pagamento
Minha sugestão é simples: ofereça uma condição melhor para quem comprar mais. A ideia de uma condição progressiva de acordo com o valor ou número de peças compradas funciona muito bem. Você pode, por exemplo, fazer em três vezes sem entrada para quem compra até R$200,00 ou uma peça ou quatro vezes sem entrada para quem compra acima de R$200,00 ou mais de duas peças. Dessa maneira, você tem um gancho para que a sua equipe de vendas possa trabalhar para aumentar o volume das suas vendas.

4. Publicidade e redes sociais
Aqui vale lembrar que o maior desafio é levar o (a) cliente até a sua loja e hoje vejo que o caminho de melhor retorno e mais acessível passa pelas redes sociais, especialmente, Facebook e Instagram. No Facebook, ofertas que realmente chamem a atenção, abrindo um pouco da margem de ganho para gerar um tráfego maior. No Instagram, o predomínio absoluto de imagens de mães associado ao logo da empresa com ofertas. Usar promoções especiais via Whatsapp para os clientes funciona bem e pode gerar um efeito colateral extremamente positivo: pessoas virão aproveitar as ofertas para comprar para as mães delas. E pense também em dar um bônus para quem está comprando retornar nos próximos 30 dias e ter um desconto especial.

5. Motivação da equipe
Nada é mais decisivo para mim do que uma equipe treinada para os desafios para que realmente proporcionem um grande ganho financeiro se as metas forem atingidas. Aumente os seus prêmios para o Dia das Mães, transforme metas mensais em semanais e pense em criar uma meta diária para cada vendedor (a) nos últimos quatro dias, pois é aqui que se decide o jogo. Um (a) vendedor (a) focado em metas tem o poder de fazer acontecer coisas sensacionais!

Desejo muito sucesso para você e espero que você tenha gostado das dicas.

Eduardo Tevah
Facebook: Eduardo Tevah Oficial
Instagram: Eduardo Tevah

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