Dicas para VENDER mais na VOLTA ÀS AULAS

Ofereça ao cliente promoções para entrar na loja e aproveitar que está focado em comprar.

O período de volta às aulas é uma oportunidade para oferecer vantagens aos clientes, independente do segmento de atuação. Lojas como papelarias e livrarias às de uniformes escolares e artigos esportivos são as que recebem mais clientes nessa época, mas pode ser um momento para oferecer promoções ou criar estratégias que atraiam para o consumo quem está pesquisando sobre material escolar.
Confira dicas práticas que podem ser aplicadas em qualquer negócio:

1. CRIE KITS PERSONALIZADOS
Pais, alunos e professores estão em busca do melhor custo-benefício: elabore promoções especiais para atrair esse público.
Por exemplo, muitos pais têm mais de um filho em idade escolar, então, precisam comprar tudo em dobro (ou o triplo da quantidade). Apostar em promoções do tipo “leve 3, pague 2” é uma ótima opção.
2. APOSTE NOS PRODUTOS TEMÁTICOS
Personagens de filme, série ou desenho animado estão entre os produtos temáticos atraentes para crianças e adolescentes, mas também para outras idades. Vale a pena investir nos já consagrados Mickey, Garfield e Turma da Mônica e nas últimas tendências que fazem sucesso na TV e na internet.
3. FAÇA UMA BOA VITRINE
A vitrine é o cartão de visita da loja. O design, a estrutura e os itens que você seleciona para expor podem impactar na decisão do cliente. Você precisa ter uma estratégia clara e definir o que pretende com a montagem da vitrine, ou seja, qual o seu objetivo principal.

Passo a passo
• Selecione produtos especiais, criativos e diferenciados;
• Escolha um produto para dar um destaque especial naquele dia, como um item com um desconto arrebatador ou um lançamento;
• Pelo menos, uma vez por semana, mude alguns produtos da vitrine. Afinal, algumas pessoas passam na calçada várias vezes por semana e, assim, conhecerão a variedade do seu mix de produtos;
• Crie uma decoração temática. Alguns acessórios são importantes para complementar a decoração, como adesivos, manequins e tecidos de fundo. Eles podem formar um cenário e até contar uma história.

4. INVISTA NAS REDES SOCIAIS
Um estudo realizado pela ComScore, divulgado pelo Estadão, revelou que, no Brasil, existem mais de 121 milhões de pessoas conectadas. 88% delas, o equivalente a 114 milhões, acessam redes sociais, pelo menos, uma vez ao mês. Aproveite para criar campanhas em redes sociais. A publicação de conteúdos informativos e a criação de campanhas promocionais são algumas das estratégias que você pode usar.

5. DÊ INCENTIVOS
Existem pequenas táticas que podem ser poderosas para atrair clientes, principalmente, aqueles que deixam as compras para a última hora. A ideia é fornecer alguns descontos e incentivos durante o período de volta às aulas, tais como:
• brindes ao alcançar determinado volume de compras;
• cupons para sorteios;
• descontos surpreendentes para as compras nas vésperas da volta às aulas;
• amostras gratuitas de alguns itens mais baratos;
• promoções-relâmpagos;
• reembolso para compras na própria loja.

6. CRIE UM PROGRAMA DE FIDELIDADE
Pais e alunos costumam indicar lojas para colegas e conhecidos porque sempre pesquisam os melhores preços e os produtos diferenciados e de qualidade. Que tal dar descontos para quem indicar outros clientes? Aqueles que compraram com você no ano passado também podem receber incentivos e voltar.

7. FAÇA PARCERIAS
Você também pode pensar em como fazer promoção para alunos de instituições parceiras, como faculdades e escolas. Quando você faz esse tipo de convênio, é possível manter kits baseados nas listas solicitadas por elas. Daí, você apresenta um preço fechado. Assim, todos ganham.

A volta às aulas é uma grande oportunidade de aumentar as vendas, potencializar a lucratividade e movimentar o negócio. Aposte em iniciativas já no início do ano letivo!

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