O Marketing do Futuro

* Silvia Cardoso | Analista de Social Media | Elri.net

Vivemos em uma era digital, onde percebemos o excesso de conteúdos publicados todos os dias. São anúncios de empresas, notícias em jornais e revistas online, além da grande quantidade de publicações de nossos amigos e familiares.
O Marketing Digital tem como objetivo auxiliar sua empresa a destacar-se em meio a tantas informações. Quando falamos em Marketing Digital, podemos associa-lo a estratégias online que geram novas possibilidades de negócios, aumentam o reconhecimento da sua marca e criam um relacionamento com clientes e potenciais clientes. Existem diversas oportunidades e caminhos que sua empresa pode investir para que consiga alcançar esses objetivos, dentre os principais estão o SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.
SEO (Search Engine Otimization) significa “otimização para mecanismos de busca”, isto é, diversas técnicas que aperfeiçoam seu site, e-commerce ou blog, auxiliando a sua marca alcançar maior número de tráfego de forma orgânica. O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que visam atrair os olhares para sua empresa por meio de conteúdos relevantes ao público alvo. A partir da captação do interesse do público, as chances de venda efetiva aumentam consideravelmente e podemos seguir para as estratégias de Marketing de Conteúdo. Esta etapa é onde engajamos o público, mostramos o valor da sua empresa e criamos uma identificação e percepção positiva da sua marca. Pesquisas revelam que os consumidores tendem a fazer negócios com marcas que conhecem e se identificam.
Essas estratégias podem ser aplicadas no Google, em seu site, blog ou ecommerce, através de e-mail marketing e principalmente com as redes sociais, Facebook e Instagram. Hoje as mídias sociais tem grande espaço na rotina dos consumidores, onde procuram produtos e serviços a todo o momento. O Facebook em 2018 se tornou o maior site de buscas, ultrapassando até mesmo o Google. Isso mostra a importância de sua empresa estar presente nas mídias digitais, comunicando de maneira correta e profissional.
Uma das grandes vantagens do Marketing Digital é a segmentação do público alvo. Com isso, é possível direcionar o seu conteúdo somente para os consumidores que realmente tem interesse em sua linha de produtos ou serviços, tornando sua comunicação mais assertiva e aumentando notavelmente as chances de vendas efetivas. Além de tudo, é uma das maneiras mais em conta para promover sua marca nos dias de hoje.

* Publicitária formada pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha, atua na área da comunicação há quatro anos e exerce a função de Analista em Marketing Digital na agência Elri Net há dois anos.

2 thoughts on “O Marketing do Futuro”