Presença no ambiente digital

Por: Patrick Rasia, Elri Net

Quando você procura algo no buscador, quando você procura por um endereço, um número de telefone, uma referência, você corre para onde? Para o Google!
Sabendo disso, agora pense que potenciais clientes estão buscando por produtos e empresas como a sua. E agora?
O Marketing Digital traz vários benefícios para as marcas. Ou melhor, para as marcas que sabem executar com primor suas ações. Com seus esforços voltados para criar oportunidades de novos negócios, sua empresa irá receber uma grande demanda.

Listei cinco pontos que provam o valor e a importância do Marketing Digital para empresas:

1. Garantir uma presença forte na internet
O Google é o maior buscador on-line do mundo. Um bom investimento em Marketing Digital pode contribuir para que sua empresa apareça nos resultados e seja encontrada, reduzindo muito o custo de aquisição de clientes.
Claro que a presença digital vai além de mecanismos de busca e redes sociais. Um site com um domínio próprio é o mínimo que sua empresa precisa para ter uma boa presença digital.

2. Construir uma audiência qualificada
Como você se relaciona hoje com sua audiência? Você sabe quem são os seus clientes? Seus hábitos de consumo?
Outro ponto importante do Marketing Digital para empresas é o fato de você poder construir uma audiência que realmente deseja consumir seu produto/solução e se relacionar com ela até fidelizá-la.
O Marketing Digital possibilita que você atraia as pessoas que realmente estão interessadas e possuem relação com seu produto/solução.
Além disso, você pode organizar esses contatos, seja por meio de e-mails cadastrados, assinantes de uma newsletter ou, até mesmo, fãs do Facebook ou Instagram. Com o passar do tempo, essa audiência se tornará um ativo fundamental para a empresa.

3. Falar com o público certo na hora certa
Ao contrário do marketing off-line em que muitas vezes é impossível precisar exatamente para qual audiência você está falando, o Marketing Digital possibilita um nível de segmentação muito mais preciso do seu público.
É possível também criar mais de um público e segmentar a comunicação para cada tipo de audiência. Com as ferramentas existentes no mercado, tornou-se fácil monitorar as atividades e os perfis dos usuários.
Assim, é possível segmentar de forma bem específica as pessoas para quem você quer anunciar um produto, serviço ou conteúdo. Isso permite que você personalize muito mais suas ações e campanhas de marketing.

4. Sair na frente da concorrência
Como falamos na introdução desse artigo, menos de 1% das empresas brasileiras investem em Marketing Digital.
Isso mostra que, se começar a investir hoje, você se diferenciará de boa parte de seus concorrentes.
Sua empresa pode se diferenciar da concorrência com a criação de bons conteúdos que auxiliem o cliente na identificação e solução de seus problemas.
Imagine que você está buscando por uma solução e ainda não possui referências.

5. Baixo investimento para começar
Não estamos querendo dizer que o Marketing Digital é gratuito. Não é. Mas com as ferramentas existentes hoje, com o alto poder de segmentação e com as mais variadas estratégias de otimização do site para mecanismos de busca, investir em Marketing Digital tornou-se muito mais barato do que investir na mídia tradicional.
Com o passar do tempo, o preço para fazer marketing off-line acabou ficando alto. Anunciar na televisão, no rádio, na mídia impressa ou em outdoors custa caro. É um investimento alto e do qual a maioria das empresas, principalmente as que ainda possuem pouco faturamento, não consegue dar conta.
Já o Marketing Digital, embora exija, sim, um mínimo de investimento, pode ser muito mais barato do que o marketing de forma off-line. Não à toa, as estratégias de marketing on-line ocupam também grande parte das estratégias de marketing de grandes empresas.

Liquidações em janeiro são oportunidades para adaptar estoque

As tradicionais liquidações realizadas nos meses de janeiro são uma forma de o varejista ajustar seu estoque e começar um novo ano com uma melhor gestão dos produtos armazenados. Se, por um lado, o consumidor já espera por promoções após o Natal, por outro, o empresário tem a oportunidade de iniciar 2019 com um planejamento financeiro mais eficiente. Isso porque o estoque em desequilíbrio afeta diretamente o capital de giro empresarial.

A depender do comportamento dos consumidores em dezembro, esse fortalecimento do orçamento familiar pode se estender até janeiro, época dos clássicos feirões de saldos, e isso reflete no Índice de Estoques (IE), apurado mensalmente pela Fecomércio-SP. O tipo do produto vendido é relevante para definir se haverá liquidações em janeiro. O lojista precisa avaliar se haverá custo adicional em estocar as mercadorias até o próximo ciclo de vendas ou se há urgência em aumentar o capital de giro.

Outro fator é ter planejado o estoque para o período com antecedência, porque entrar num novo ano com estoques exagerados aumenta a necessidade de caixa e/ou de se livrar de um estoque, o que tende a elevar os descontos oferecidos aos consumidores. Os segmentos de eletroeletrônicos e eletrodomésticos e vestuário também costumam aderir as promoções depois das festas de fim de ano para ajustar os estoques e abrir espaço aos novos produtos a serem lançados.

Atraindo novos consumidores

As liquidações, de acordo com a assessoria econômica da Fecomércio-SP, também têm a finalidade de aumentar o fluxo de caixa e atrair novos clientes, mas o empresário deve ter cuidado na redução do preço de venda dos produtos. É preciso considerar valor de custo da mercadoria, impostos, despesas fixas (como aluguel e salários), gastos variáveis (contas de água, energia, horas extras e fretes) e lucro pretendido. É este último tópico que pode ser alterado para garantir o preço mais competitivo.

Em alguns momentos, é preferível vender a mercadoria com preços reduzidos, sacrificando parte do lucro, a tentar manter a margem de lucro e não conseguir desovar o estoque. Eventualmente, os resultados de curto prazo com as liquidações comprometem a operação de varejo no longo prazo. Convém destacar que promover uma queima de estoques tem custos. Os mais visíveis são os de marketing e divulgação dos eventos promocionais.

Fonte: cnc.org.br

Crédito: uma forma sustentável de crescer o seu negócio*

O crédito é uma das ferramentas mais antigas de vendas. Através desta prática, os tomadores de crédito, consumidores PF e PJ, adquirem bens e serviços que não caberiam no orçamento se comprados e contratados a vista. Com a concorrência acirrada e a grande oferta de produtos no mercado, um grande desafio das empresas, gira em conquistar e manter o cliente ativo em sua empresa.
Neste cenário, criar possibilidades e diferenciais nas organizações, ganha atenção especial dos empresários que constroem com profundidade as melhores experiências no ponto de venda, para seus clientes. Apesar disso, no que tange a finalização da venda, o pagamento, procuram acompanhar a migração do mercado, para crescente utilização de cartões, por sua praticidade e comodidade, com o simples argumento de segurança nas transações. Ou seja, criam um conjunto de oportunidades que se encerra numa “passada” de cartão.
Permanecer no mercado competitivo, requer estratégias em todas as áreas e ofertar condições e prazos aos consumidores, permite crescimento da carteira de cliente, fidelização, novas oportunidades de vendas, redução nos custos em busca por novos clientes.
Segundo dados divulgados no Valor Econômico, em setembro de 2017, extraídos do Sistema de Informações de Crédito do Banco Central, o SCR, do total da população bancarizada menos de 40% utilizam suas contas bancárias para algo além do recebimento mensal de salários e remunerações fixas como pensão etc. Outro dado divulgado pela revista Exame, no mesmo período, diz que a população desbancarizada movimenta 665 bilhões de reais, ao ano, maior que o PIB de países como Chile e Cingapura.
Qual o impacto no mercado? Grande parte destes consumidores para conquistarem produtos e serviços, adotaram o crediário como forma de pagamento, para suas compras e vão em busca de empresas que proporcionam está opção no mercado. Se o cliente entende que para suas compras, o crediário, é uma facilidade e um benefício, as empresas devem enxergar como uma vasta oportunidade de novos ganhos, uma vez que, podem ampliar seu faturamento atingindo pessoas que não possuem condições de comprar à vista, ou até mesmo por não serem detentoras de cartões de crédito ou limites compatíveis na aquisição de certos produtos.
Grandes varejistas nacionais, a exemplo, das Lojas Renner, Colombo, Magazine Luiza e Havan, investem fortemente em tecnologias para manter a modalidade de crediário, como o principal meio de pagamento, pois os benefícios obtidos proporcionam seus constantes crescimentos no mercado brasileiro.
Tecnologia atrelada a inteligência artificial que assegura a gestão da inadimplência, na carteira de clientes, não é uma ferramenta disponível somente a grandes varejistas e sim recursos de análise de crédito disponíveis em banco de dados, como o SCPC, disponibilizado pelo SINDILOJAS de Caxias do Sul.
A cidade de Caxias do Sul possui um público de aproximadamente 400 mil pessoas economicamente ativa, sendo 50,15% mulheres e 57,90% destas pessoas consideradas de baixo e baixíssimo risco, dos quais 34% possuem propensão de compras ao crédito. Estas informações trazem algumas reflexões, mas a principal é: Eu estou aproveitando está oportunidade?!
O crédito é uma excelente fórmula de crescer seu negócio de modo sustentável, no entanto, para obter sucesso na gestão do crédito, há necessidade e aplicação de ferramentas, política de crédito e gestão do risco que a empresa está exposta. Analisar o perfil do cliente, identificar a capacidade de pagamento, mensurar o risco, considerar as condições do mercado é tarefa primordial dos analistas de crédito, porém as ferramentas devem ser proporcionadas pelos empresários, assim terão condições de chegar ao cenário positivo ou negativo do cliente.
Vale lembrar, que o investimento em análise de crédito, visa impulsionar os negócios, mas principalmente minimizar o risco da inadimplência nas operações. Contudo, ambas as ações buscam o aumento das vendas reduzindo tempo e custos operacionais.
Fonte: Jornal Econômico 2017/09; Revista Exame 2017/09; BVS 2018/10.

* Denise Pires, supervisora Comercial da CDL de Porto Alegre, com 20 anos de experiência na comercialização e desenvolvimentos de serviços voltados à gestão de risco das operações de crédito e cobrança.

Uma Vitrine Vendedora!


Uma vitrine vendedora não é apenas uma vitrine bonita, mas uma composição que gera curiosidade e instiga os consumidores a entrar na loja.

Vendedora por que? Porque é muito melhor ter o consumidor dentro da tua loja do que passeando do lado de fora! E tendo o possível cliente dentro da loja fica muito mais fácil de encantar com sus produtos e converter a visita em venda.

Breve a primavera está por aí… o que você vai fazer na sua fachada para se destacar dos concorrentes?

Juntos podemos criar estratégias para sua loja inovar e vender mais na próxima estação!

Leia mais sobre esse tema no link: http://bit.ly/vitrineSCxs

Educação Financeira: você sabe o que é e para que serve?

A Educação Financeira ajuda quem quer colocar as contas em dia e ter uma vida financeira mais saudável e sustentável

27 de abril de 2018 – Você sabe o que é Educação Financeira? Sabe para que serve? A área de serviços ao Consumidor da Boa Vista SCPC aproveita o Dia da Educação, comemorado neste sábado, dia 28 de abril, para abordar o tema Educação Financeira, conceito que ganhou mais relevância nas duas últimas décadas no país, período em que houve uma melhora da situação econômica em virtude de três principais determinantes: controle da inflação, aumento da bancarização e do crédito.

Como explica Pablo Nemirovsky, superintendente de Serviços ao Consumidor da Boa Vista, usualmente a palavra educação é associada ao ambiente escolar e acadêmico, mas é muito mais abrangente e se aplica também no âmbito social e familiar. A Educação Financeira propriamente, introduz conceitos financeiros e orienta as pessoas a aprimorar sua relação com o dinheiro, ajudando-as a usá-lo de forma mais responsável e consciente no curto, médio e longo prazo.

Pelo viés econômico, o economista da Boa Vista SCPC, Flávio Calife, explica que o controle da inflação, o aumento da bancarização e bem como do crédito associados, nas últimas duas décadas, permitiram ao brasileiro de renda média uma oportunidade de compreender melhor o conceito de planejamento financeiro, difundido pela Educação Financeira, e que consiste na prática em identificar a situação financeira atual, lançando receitas e despesas.

“Em Educação Financeira buscamos orientar as pessoas sobre a importância da gestão de suas finanças e de seu patrimônio, para que evitem problemas como superendividamento e inadimplência, principalmente em momentos de crise, já que infortúnios financeiros acontecem, mas com organização e planejamento esses contratempos podem ser minimizados e superados”, ressalta Nemirovsky.

Com o auxílio da Educação Financeira as pessoas aprendem a organizar as contas, a cortar gastos, e a poupar para concretizar projetos, sejam eles profissionais ou pessoais, que vão desde um curso, uma viagem, a compra de um carro ou um imóvel, até abrir seu próprio negócio. “O primeiro passo é colocar no papel ou em uma planilha no Excel, receitas e despesas, e assim identificar qual é a situação financeira”, detalha.

As crianças também podem ser estimuladas a refletir sobre o que é o dinheiro, para que possam crescer mais familiarizadas com este assunto. É comum ver adultos com dificuldade em gerenciar o salário e ou a conta bancária, por exemplo. E a Educação Financeira, quando introduzida desde cedo, contribui para que na vida adulta as pessoas saibam gerenciar melhor as finanças e evitem passar por essas situações

No portal Consumidor Positivo da Boa Vista há uma série de informações que ajudam o consumidor a se informar melhor sobre o tema e até mesmo a organizar as contas com o uso de uma planilha simples e de uma cartilha que dá dicas importantes para os consumidores. No portal também é possível fazer a consulta de CPF, para identificar débitos pendentes e consultar o score (pontuação de crédito). Informar que teve um documento roubado. Fazer a adesão ao Cadastro Positivo, e muito mais. E o melhor, todos esses serviços são de graça. Para utilizá-los acesse: www.consumidorpositivo.com.br.

SOBRE A BOA VISTA SCPC

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar dados em soluções para os desafios de clientes e consumidores.

Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores.

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível.

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no portal consumidorpositivo.com.br.

Atualmente é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do clico de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.

Dados estão em toda parte. O que a Boa Vista faz é usar inteligência analítica para transformá-los em respostas e soluções às necessidades e desejos dos consumidores e empresas.

www.boavistascpc.com.br

Fonte: Boa Vista SCPC

O Marketing do Futuro

* Silvia Cardoso | Analista de Social Media | Elri.net

Vivemos em uma era digital, onde percebemos o excesso de conteúdos publicados todos os dias. São anúncios de empresas, notícias em jornais e revistas online, além da grande quantidade de publicações de nossos amigos e familiares.
O Marketing Digital tem como objetivo auxiliar sua empresa a destacar-se em meio a tantas informações. Quando falamos em Marketing Digital, podemos associa-lo a estratégias online que geram novas possibilidades de negócios, aumentam o reconhecimento da sua marca e criam um relacionamento com clientes e potenciais clientes. Existem diversas oportunidades e caminhos que sua empresa pode investir para que consiga alcançar esses objetivos, dentre os principais estão o SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.
SEO (Search Engine Otimization) significa “otimização para mecanismos de busca”, isto é, diversas técnicas que aperfeiçoam seu site, e-commerce ou blog, auxiliando a sua marca alcançar maior número de tráfego de forma orgânica. O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que visam atrair os olhares para sua empresa por meio de conteúdos relevantes ao público alvo. A partir da captação do interesse do público, as chances de venda efetiva aumentam consideravelmente e podemos seguir para as estratégias de Marketing de Conteúdo. Esta etapa é onde engajamos o público, mostramos o valor da sua empresa e criamos uma identificação e percepção positiva da sua marca. Pesquisas revelam que os consumidores tendem a fazer negócios com marcas que conhecem e se identificam.
Essas estratégias podem ser aplicadas no Google, em seu site, blog ou ecommerce, através de e-mail marketing e principalmente com as redes sociais, Facebook e Instagram. Hoje as mídias sociais tem grande espaço na rotina dos consumidores, onde procuram produtos e serviços a todo o momento. O Facebook em 2018 se tornou o maior site de buscas, ultrapassando até mesmo o Google. Isso mostra a importância de sua empresa estar presente nas mídias digitais, comunicando de maneira correta e profissional.
Uma das grandes vantagens do Marketing Digital é a segmentação do público alvo. Com isso, é possível direcionar o seu conteúdo somente para os consumidores que realmente tem interesse em sua linha de produtos ou serviços, tornando sua comunicação mais assertiva e aumentando notavelmente as chances de vendas efetivas. Além de tudo, é uma das maneiras mais em conta para promover sua marca nos dias de hoje.

* Publicitária formada pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha, atua na área da comunicação há quatro anos e exerce a função de Analista em Marketing Digital na agência Elri Net há dois anos.

Dicas de Eduardo Tevah para o Dia das Mães

O varejo vive um cenário de hipercompetição em que o cliente nunca teve tantas opções de compra, seja no varejo físico ou on-line. Desse modo, saber aproveitar as grandes datas promocionais consiste em uma ótima oportunidade de elevar suas vendas.
O Dia das Mães é considerado, de uma maneira geral, a segunda melhor data promocional do ano para quem atua nesse mercado, só perdendo para o natal. Eu, inclusive, conheço empresas em que o Dia das Mães é a melhor data do ano.
Vamos adiante: o mundo mudou em uma velocidade tão grande que não podemos mais imaginar que apenas colocando um adesivo em nossa vitrine com uma frase tradicional como “Dia das Mães é na ABC” as nossas vendas vão melhorar. O varejo é cada vez mais seletivo e não oferece mais chance para amadores, sendo ainda um grande negócio para pessoas que criam uma gestão profissional em sua empresa, não importando o tamanho dela. Abaixo apresenta de forma bem prática um conjunto de ações que, se implementadas, poderão fazer o Dia das Mães de 2018 ser um enorme sucesso. Adapte as sugestões à sua realidade, escolhendo quais das ferramentas abaixo se adequam ao seu tipo de negócio.

1. Layout interno e vitrinismo
Aqui não podemos nos restringir ao aspecto da vitrine, mas sim criar uma grande ambientação dentro da loja para estimular as compras. Use muitos displays, tenha ofertas de presentes com muito destaque dentro da loja. Muitas imagens de mães dentro da loja contribuem para o clima. Na vitrine, dê um show, contratando um especialista para fazer uma vitrine de alto impacto, aquela que faça as pessoas realmente pararem.

2. Estoques e ofertas
As empresas que mais vendem no Dia das Mães procuram mudar um pouco seu mix de produtos em relação ao normal e acabam criando três faixas diferentes, sem nunca fugir do público-alvo e do posicionamento mercadológico. Desse modo, temos o preço mais acessível para quem não quer investir muito num presente (público que cresce cada vez mais), o de preço médio e o de alto valor agregado para quem quer dar mais que uma simples lembrança. Essa é uma estratégia vitoriosa!

3. Condições de pagamento
Minha sugestão é simples: ofereça uma condição melhor para quem comprar mais. A ideia de uma condição progressiva de acordo com o valor ou número de peças compradas funciona muito bem. Você pode, por exemplo, fazer em três vezes sem entrada para quem compra até R$200,00 ou uma peça ou quatro vezes sem entrada para quem compra acima de R$200,00 ou mais de duas peças. Dessa maneira, você tem um gancho para que a sua equipe de vendas possa trabalhar para aumentar o volume das suas vendas.

4. Publicidade e redes sociais
Aqui vale lembrar que o maior desafio é levar o (a) cliente até a sua loja e hoje vejo que o caminho de melhor retorno e mais acessível passa pelas redes sociais, especialmente, Facebook e Instagram. No Facebook, ofertas que realmente chamem a atenção, abrindo um pouco da margem de ganho para gerar um tráfego maior. No Instagram, o predomínio absoluto de imagens de mães associado ao logo da empresa com ofertas. Usar promoções especiais via Whatsapp para os clientes funciona bem e pode gerar um efeito colateral extremamente positivo: pessoas virão aproveitar as ofertas para comprar para as mães delas. E pense também em dar um bônus para quem está comprando retornar nos próximos 30 dias e ter um desconto especial.

5. Motivação da equipe
Nada é mais decisivo para mim do que uma equipe treinada para os desafios para que realmente proporcionem um grande ganho financeiro se as metas forem atingidas. Aumente os seus prêmios para o Dia das Mães, transforme metas mensais em semanais e pense em criar uma meta diária para cada vendedor (a) nos últimos quatro dias, pois é aqui que se decide o jogo. Um (a) vendedor (a) focado em metas tem o poder de fazer acontecer coisas sensacionais!

Desejo muito sucesso para você e espero que você tenha gostado das dicas.

Eduardo Tevah
Facebook: Eduardo Tevah Oficial
Instagram: Eduardo Tevah

Tendências de Quem para Quem? Você entende o seu cliente?

Entender de fato seu cliente é saber que nem todos os estilos e produtos serão vendidos em sua loja.
A velha máxima do marketing, Classe A, B, C, Z ou idade há muito não valida mais perfis. Afinal, luxo é parcelável, a idade não identifica uma personalidade etc.
Por este motivo, a análise crítica é um grande passo para a escolha de mixassertiva. Se você, empresário, nunca pensou dessa forma, comece hoje.
Nem todos os estilos, nem todas as tendências, nem todas as marcas.
A análise feita é mais ou menos assim: a novela dita moda, sim, mas quem é a personagem? Ela identifica o perfil do negócio?
Quanto à merchandisação: novamente, ela deve se identificar com o tipo de cliente. Lojas mais descoladas, como Diesel, expõem seus jeans em ganchos, servidos por lavagens em expositores de lata. É a cara da sua loja? A Le Lis Blanc tem aroma de flores, alia objetos de decoração, maquiagem e roupas e “monta” o closet da sua cliente. Top Shop e Anthropologie contam miniestórias focadas nos momentos de vida da cliente descolada.
A Hemb Porto-alegrense atende o homem contemporâneo. A loja está cheia de espaços convidativos e de produtos que abraçam o cliente. Impossível não amar!
A nova ideia é vender roupas, acessórios, conceito, música, cheiro e objetos que tenham a ver com o público. Ambientado de forma que ela não queira sair mais. De nada adianta ter tudo para todos, achar bonito e diferente um método de para tudo. Foque e se especialize.

De nada adianta ter tudo para todos, achar bonito e diferente e expor um mix infinito, sem personalidade.

Foque e se especialize. Mudar araras, prateleiras, contando estórias coordenadas, possibilita a compra rápida e qualificada. Programar a merchandisação a partir da compra e não depois de tudo comprado, senão será impossível oferecer coleções. Você continuará oferecendo muito mix e pouca qualidade.
Quais são os produtos que fazem o seu diferencial. Esses não podem faltar. Depois cruze o básico com a moda sempre em cima do seu “assortment”.
Dê uma fugida ao mercado, avance as ideias. Fazer concorrência está em visitar novos mercados para “ abrir a mente” e achar soluções para o cliente que faz a sua loja acontecer.

Artigo escrito por Cristiane Ribas Machado – Diretora de Varejo da Ribas Rinaldi Consultoria

Resumo: A nova ideia é vender roupas, acessórios, conceito, música, cheiro e objetos que tenham a ver com seu público. Ambientado de forma que ela não queira sair mais. Foque e se especialize.

REFORMA RÁPIDA É POSSÍVEL!

by Cláudia Schmitt Barbosa

O prazo curto é sempre um fator decisivo na organização de uma obra de uma loja. O estabelecimento fechado não rende, não lucra e ainda gera apreensão na equipe de vendas.
Porém, com uma organização afinada, pode-se revitalizar uma loja em curto prazo. O importante é fazer um projeto detalhado com uma equipe experiente que irá definir cuidadosamente o que deverá ser mudado, sempre pensando em melhorar o ambiente e valorizar as mercadorias. Após isso, é deixar tudo pronto aguardando a data de instalação e pronto.
Uma loja pequena, como esta do vídeo, conseguimos reformar em apenas 7 dias – Assista o vídeo e confira!

Estilos de vida, novos “seguidores”, moda e conceitos. Varejo: esteja presente!

Artigo por: Cristiane Ribas Machado – Diretora de Varejo da Ribas Rinald Consultoria

 

A evolução dos estilos é uma das coisas que mais me fascinam no estudo do comportamento do consumidor.
A característica de cada pessoa, invadindo o seu jeito de escolher, de comprar, de atualizar-se, de inovar. Até mesmo os ditos mais conservadores estão dispostos a avaliar suas escolhas diárias. Nada declarado, obviamente.

Nós, consumidores, nos deparamos constantemente com novos desejos, novos opções de produtos e serviços. Sem nos darmos conta vamos modificando, desejando, consumindo.
O comércio varejista, de todos os segmentos, deve fazer esta leitura e rapidamente lançar novas possibilidades, novos conceitos de produtos e ações comerciais para tirar os seus “seguidores” da linha de conforto e fazê-los consumir!
Há quanto tempo, por exemplo, o estilo esportivo invadiu a moda, do mais clássico ao mais lançador de conceitos , este mix invade as passarelas, vitrines e escolhas, sem precedentes.
Neste último fim de semana, o showbusiness mundial foi invadido pelo show mega produção de Justin Timberlake, no Super Bowl, e ali, mais uma vez, quem ataca?
Moda e consumo. Não estou aqui avaliando o show e a performance, mas sim despertando o olhar atento dos varejistas e seus conceitos.

 

Stella McCartney, estilista queridinha dos descolados, desenhou, exclusivamente, para o show e arrasou! Pergunto: ela vendeu ou avançou ainda mais a sua imagem? Respondo: os dois!
Muitas vezes, essas decisões levar a estar presente. O poder da imagem desperta desejos de consumo ainda mais atraentes!

 

 

Ah, mais uma coisa: ”Dona” Nike, esta sim arrasou neste show… O tênis usado por Justin, criação de um de seus designers Tinker Hatfield, esgotou em cinco minutos no site da marca. Ainda há similares por cerca de 1.600 euros em alguns sites.
Presença, estilo, agilidade, novidade, ação! Assim se conquista seguidores, palavra muito maior do que clientes ativos, que acham?