Atendimento do comércio em dezembro de 2018 é definido

O Sindilojas Caxias orienta os estabelecimentos comerciais para a prática de horário diferenciado de atendimento no mês de dezembro. De segunda a sexta-feira, recomenda-se a abertura no horário normal e atendimento estendido até às 20 horas.

           Nos sábados (08, 15 e 22.12), a sugestão é de que a abertura seja com atendimento até às 19 horas. Nos domingos (09, 16 e 23.12), o atendimento pode ser das 14 às 20 horas. Já para os dias 24 (véspera de Natal) e 31 (véspera de Ano Novo), o horário recomendado se refere à abertura normal com atendimento até às 17 horas. “Essa é uma sugestão de horários e as empresas tem liberdade para atender nos horários que definirem como melhor opção. O mais importante é informar o consumidor com antecedência para que possa se programar para as compras”, lembra a presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini.

            A orientação é de que, para cada domingo trabalhado, o empregado deve ter concedida uma folga compensatória antecipada e o recebimento de um bônus de R$ 72,00.  A exceção é para o empregado que trabalhar no domingo (23.12) que poderá ter a folga compensatória no dia 26 de dezembro de 2018 ou no dia 02 de janeiro de 2019. Para as empresas que utilizam banco de horas, as horas extras realizadas no mês de dezembro poderão ser compensadas até o carnaval em 2019. O valor do vale-lanche estabelecido em conjunto com o Sindicomerciários, pago exclusivamente no mês de dezembro, para os funcionários, é de R$17,50, que deve ser concedido ao funcionário que cumprir jornada extraordinária acima de uma hora e meia de hora e trabalhou após as 20 horas para o comércio de rua. No caso dos shoppings, não há limite de horário para a concessão, com jornada de trabalho prorrogada em mais de uma hora e trinta minutos.

            É importante lembrar que nos dias 25 de dezembro de 2018 (Natal) e 1º de janeiro de 2019 não é permitida a abertura do comércio com mão de obra dos empregados. 

             O Sindilojas alerta sobre a importância de comunicar os clientes sobre o horário de expediente com antecedência. A Assessoria Jurídica da entidade está disponível para esclarecimentos pelo telefone (54) 4009.5517.