Café com Ideias apresentou a importância de fortalecer a marca

O Café com Ideias de agosto desta sexta-feira (30.08) trouxe a palestra “Segmentação e posicionamento de marca - construindo valor para seu cliente”, apresentada pela Especialista em Moda e Marketing Patrícia Souza.

              Fundadora da Fashion Ideas, Patrícia falou sobre como uma marca deve ser lembrada pelo consumidor: “É preciso pensar diferente e ter uma relação mais verdadeira com o cliente”, pontuou. Ela destacou que estamos vivendo um momento disruptivo em que as marcas tem a responsabilidade de criar conexões com o consumidor, já que o comportamento do cliente está mudando o mercado. Na hora de comprar, ele espera que o produto ou serviço tenha customização e cocriação, permitindo interagir, tocar, experimentar, avaliar, criticar, elogiar e recomendar. Para que isso seja possível, é preciso rever o conceito e enxergar o design além do produto porque é preciso considerar o posicionamento, a segmentação do mercado, identidade da marca e canais de venda. Ao ter um nicho definido, segundo ela, as estratégias são eficazes e mais específicas. Para saber quem é o cliente, é preciso conhecer as características físicas e psicológicas e interesses que vão direcionar ações de marketing, identidade visual e territórios comerciais. Esse posicionamento deve ser o elo para comunicar o cliente em todos os elos de conexão. Entre as dicas para fidelizar o cliente, ela destacou que é preciso entender o que impulsiona o cliente, dedicar-se a servir os clientes melhor do que ninguém, encontrando maneiras de surpreender e impressioná-los, concentrando-se no que a empresa faz de melhor e cumprindo a promessa da marca.

               No final da palestra, Patrícia apresentou cases de marcas que se dedicaram a definir e colocar em prática o posicionamento da marca.

                Criado com o intuito de compartilhar conhecimento e incentivar o networking entre os participantes em um ambiente de conexão e aprendizado, o Café com Ideias é uma promoção do Sindilojas Caxias e contou com o apoio da Fashion Ideas.

Créditos: Lisiane Zago