CCT 2020/2021 | Sindilojas Caxias e Sindicomerciários prorrogam negociação salarial por 120 dias

Um acordo inédito entre o Sindilojas Caxias, sindicato patronal, e o Sindicomérciarios, sindicato laboral, traz um alento para empresários e funcionários do comércio, diante do cenário de incertezas vivido com a pandemia da COVID-19. Esse acordo é resultado da união dos sindicatos focados no bem-estar e saúde de todos os envolvidos com a cadeia produtiva que o segmento faz parte. Como o comércio tem a CCT com vencimento em 1º de julho, data-base da categoria, as rodadas de negociação serão adiadas diante da realidade atual, que ameaça postos de trabalho e a sobrevivência das empresas que vivem do comércio e têm amargado perdas consecutivas desde março de 2020. O sindicato laboral já entregou a pauta de reivindicações ao Sindilojas Caxias, mas aceitou firmar Aditivo Parcial da CCT 2019/2020, prorrogando o prazo de vigência exclusivamente do estabelecido nas cláusulas sociais por 120 dias, já que o cenário é de incertezas com os estabelecimentos com risco de redução do quadro de funcionários e até de fechamento definitivo de pontos comerciais. Além disso, as cláusulas sociais foram mantidas.

Para a presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini, esse é o único caminho para possibilitar uma análise condizente com o momento atual: “Nesse momento, a empatia é essencial. Os ânimos estão acirrados, não há amparo legal para essa situação sem precedentes e todos nós, empresários e funcionários, estamos nos dedicando para sobreviver a tudo isso. Não há como prever incremento salarial hoje no meio dessa crise financeira e de saúde”, explica. Ela ressalta que a negociação entre o sindicato patronal e laboral sempre foi muito boa e esse acordo comprova a boa-vontade de ambos em minimizar os prejuízos causados pela pandemia com o compromisso de negociar em 120 dias, preservando o máximo de postos de trabalho que for possível.

Antônio Prado e São Marcos

A prorrogação foi acordada com o Sindicomerciários para os municípios de Caxias do Sul e São Marcos. Além disso, o Sindicomerciários de Farroupilha, também firmou aditivo de adiamento por 120 dias para a negociação salarial do município de Antônio Prado da base territorial do Sindilojas Caxias.