Comércio pode aproveitar o feriado para vender mais

O feriado de Nossa Senhora de Aparecida, que marca também o Dia das Crianças, e é comemorado no dia 12 de outubro, é mais uma oportunidade para o comércio varejista melhorar os índices de vendas de 2018. Nas cidades de Caxias do Sul, Flores da Cunha e São Marcos, os estabelecimentos têm permissão para utilizar a mão de obra de empregados, mediante certificado emitido pelo Sindilojas Caxias.

A Convenção Coletiva de Trabalho 2018/2019 (Domingos e Feriados) permite a abertura dos estabelecimentos comerciais com a presença dos funcionários no próximo feriado. “Ter a permissão para manter as lojas abertas nos feriados e datas comemorativas é uma grande conquista. Ao motivar o funcionamento do comércio varejista, contribuímos para movimentar a economia e também o turismo da nossa cidade”, destaca a presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini. Afinal, de acordo com a Assessoria Econômica da Fecomércio-RS, as vendas do Dia das Crianças de 2018 devem ser superiores ao ano de 2017. Os brinquedos, preferidos nesta data para presentear, tiveram redução de preço de 2,98%. A previsão é de aumento real de 3% a 4% nas vendas do comércio varejista do Rio Grande do Sul para o Dia das Crianças em comparação com o mesmo período do ano passado. Além da venda de brinquedos, o Dia das Crianças aponta crescimento para o comércio varejista de tecidos, vestuário e calçados, que englobam o vestuário infantil, e de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, que abrange a comercialização de jogos e aparelhos eletrônicos, incluindo celulares e tablets.

Para a gerente do Magazine Luiza, Elisete Greinert, da loja do Shopping Iguatemi, a abertura do comércio nos feriados e datas comemorativas é uma estratégia que beneficia clientes, funcionários e comerciantes: “Nós atendemos com funcionários nos feriados de 7 e 20 de setembro e para nós foi uma oportunidade excelente de vendas. Como trabalhamos com escala, a equipe se reveza no atendimento e todos são contemplados”, afirma. Segundo ela, a expectativa para o Dia das Crianças é ainda melhor do que os dois primeiros feriados, já que os clientes devem criar o hábito de ir ao shopping para fazer compras.

Para atender os clientes com mão de obra dos funcionários, o comerciante deve solicitar a emissão do Certificado ao Sindilojas Caxias. É importante destacar que o estabelecimento comercial que não cumprir o acordado com o sindicato laboral estará sujeito a desembolsar uma multa de R$550,00 por empregado.  De acordo com a CCT, os funcionários podem cumprir jornada de trabalho de, no máximo, de 6 (seis) horas no feriado.

O Sindilojas alerta sobre a importância de comunicar os clientes sobre o horário de expediente com antecedência. A Assessoria Jurídica da entidade está disponível para esclarecimentos pelo telefone (54) 4009.5517.