Entidades do comércio reivindicam abertura aos domingos

As entidades do comércio se unem mais uma vez para reivindicar a abertura dos shoppings centers e centros comerciais aos domingos após quatro semanas consecutivas de bandeira laranja pelo Modelo de Distanciamento Controlado do Estado. A solicitação assinada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul (Sindilojas), a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e a Câmara de Indústria, Comércio e Serviço de Caxias do Sul (CIC) foi enviada ao prefeito de Caxias do Sul, Flávio Cassina buscando a alteração do Decreto Municipal nº 21.009/2020, permitindo aos shoppings centers e centros comerciais atender também aos domingos, limitando o acesso de pessoas a 30% da capacidade máxima prevista no alvará de funcionamento ou PPCI.

Entre os argumentos do comércio, estão os indicadores da 18º semana do Modelo de Distanciamento Controlado do Estado, em que a região da Serra é classificada na bandeira laranja pela quarta vez consecutiva com média de 1,39, demonstrando o contexto atual como controlado do contágio do vírus para a região, bem como a retomada das atividades das escolas de Educação Infantil. Para a presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini, há indícios de que é possível retomar o atendimento nos domingos nos shoppings sem gerar aglomeração: “Defendemos que o comércio mantenha o atendimento no contexto atual, que nos leva a acreditar em uma estabilidade da pandemia, considerando a cogestão e a retomada gradual das aulas”, afirma. Ela ressalta que é preciso lembrar sobre a importância de proteger a saúde de todos, respeitando o uso obrigatório de máscaras para entrar em estabelecimentos comerciais, as regras para provas de roupas e a higienização das mãos.

Para auxiliar os comerciantes, a Assessoria Jurídica está disponível para atendimento pelo telefone (54) 4009.5517, (54) 99700.2555 e pelo e-mail juridico@sindilojascaxias.com.br.