Fluxo de Caixa é o assunto do Menu do Varejo de julho

Esta edição do Menu do Varejo, realizada no dia 09 de julho, trouxe a palestrante convidada Iane Neitzke para tratar sobre o tema “Como utilizar de forma eficiente o Fluxo de Caixa na sua empresa”.

Com MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos pela FGV e especialização em Controladoria pela UCS, a sócia-proprietária da Taura Consultoria Empresarial iniciou dizendo que a utilização correta do fluxo de caixa pode ajudar em rotinas essenciais de um negócio, como identificar o melhor momento para contratar novos funcionários, realizar investimentos, abrir novas unidades ou, até mesmo, para saber qual é o melhor momento para fazer promoções. Segundo ela, os desafios da gestão financeira começam pelo entendimento do conceito de Fluxo de Caixa como uma ferramenta financeira simples e de fácil elaboração, que mostra as entradas e saídas financeiras de uma empresa, demonstrando os saldos de caixa e bancos num determinado período.

Dessa forma, a elaboração do Fluxo de Caixa permite que a empresa tenha um conhecimento real da situação das suas finanças, com uma visão do presente e futuro do seu negócio; possa ter o levantamento sempre disponível sobre o quanto recebeu, o quanto gastou e o resultado financeiro com conhecimento necessário dos recursos para cumprir suas obrigações graças à avaliação de disponibilidade e liquidez: “Com o fluxo de caixa em dia, as tomadas de decisões são mais seguras por estarem embasadas em dados financeiros concretos”, pontuou. Assim, quanto mais específico for o detalhamento, maior qualidade terá a informação apurada e decisões mais importantes e consistentes serão tomadas.

Iane trouxe algumas orientações úteis para que o Fluxo de Caixa seja utilizado de forma eficiente. Uma delas é sobre estabelecer uma rotina de trabalho e criar o hábito de registrar todo e qualquer movimento financeiro ocorrido na empresa, avaliando a frequência para a sua elaboração e controle (diária, semanal, mensal etc) que melhor atenda a necessidade de informações da gestão. Segundo ela, ao integrar as várias áreas da empresa com a financeira, as atividades podem ser planejadas o que contribui para a saúde financeira da empresa.

O Menu do Varejo é um evento exclusivo, destinado a empresários associados ao Sindilojas Caxias e nesta edição contou com o apoio da Taura Consultoria Empresarial.