Menu do Varejo aborda inovação e criatividade

O Menu do Varejo de agosto, realizado na terça-feira (13.08), recebeu como palestrante convidado o designer gráfico e de produto Calebe da Silva Borges, que é docente dos cursos de criatividade do SENAC Caxias do Sul.

Na palestra “Inovação e Criatividade no Varejo”, Calebe iniciou lembrando a todos que o SENAC é uma instituição de ensino que motiva a criatividade e a inovação. Ele destacou a influência que os tabus e conceitos pré-concebidos representam na visão de mundo das pessoas, que aceitam verdades construídas sem questionamentos. Segundo o palestrante, a diversidade faz o ser humano sobreviver e serve como motivação para resolver problemas complexos. Ressaltou que hoje com o novo perfil de cliente, influenciado pelo impacto da tecnologia no consumo, atuar no varejo exige uma postura resolutiva para buscar novas alternativas. Calebe também chamou a atenção para a necessidade de investir em estudos de tendências com aplicabilidade na região para ser protagonista nos negócios: “Para inovar, é preciso olhar para os processos para quem trabalha comigo para depois comunicar o que estou fazendo”, disse. Afinal, para corrigir o que está sendo feito e crescer é preciso reconhecer aspectos de melhoria e buscar soluções.

A presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini, encerrou essa edição com a apresentação dos departamentos criados para atuar na modernização da entidade. Além disso, fez o relato sobre os resultados da economia na cidade e também sobre a definição da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2019-2020.

O Menu do Varejo é um evento exclusivo, destinado a empresários associados ao Sindilojas Caxias e nesta edição contou com o apoio da Escola de Negócios e Criatividade do SENAC, por meio da Fecomércio-RS.