Menu do Varejo | Alvaro Fernando deu dicas para impulsionar a motivação

A Live do Menu do Varejo, promovida pelo Sindilojas Caxias, realizada no dia 22 de junho, transmitida pelo Instagram @sindilojascaxias, está disponível no IGTV. O convidado dessa edição foi o palestrante Alvaro Fernando em uma conversa sobre “Motivação em tempos sensíveis” com a gerente executiva do Sindilojas, Lisandra De Bona, e os espectadores.

Um dos mais requisitados palestrantes do Brasil com participações em congressos, eventos de grandes corporações e órgãos públicos, Alvaro é autor do livro “Comunicação e Persuasão - O Poder do Diálogo”. Ele iniciou dizendo que a motivação é fundamental para a vida. Segundo Alvaro, há três coisas que motivam: a intenção clara do que se quer com a percepção do objetivo profissional; doar-se cem por cento para o que se propõe com a disciplina imposta a si mesmo, o que gera felicidade; e a observação na manifestação do resultado. Lisandra questionou como é possível motivar em meio a uma pandemia e Alvaro afirmou que é preciso se transformar em uma pessoa que motive o outro: “Afinal, não há nada que motive mais do que ajudar o outro”, alertou. E acrescentou: “Como estamos passando por um período de muita sensibilidade, é preciso evitar se fechar muito, ficar reclamando e se vitimando, desmotivando a si mesmo”, disse.  Para ele, como as pessoas estão mais sensíveis, os assuntos do dia a dia devem ser focados no trabalho, evitando dar opinião sobre assuntos da atualidade.

Entre as dicas para manter a motivação em tempos sensíveis com resultados, ele destacou a importância de elogiar as pessoas mais do que de costume; respeitar o tempo dos outros; quando questionar buscar saber como foi feito para entender os caminhos e não o porquê; atender as pessoas transmitindo segurança; e criar uma rotina virtuosa, sempre atento à lista do que precisa ser feito. Alvaro também destacou que o trabalho voluntário potencializa o propósito profissional conectando as pessoas em um mesmo objetivo.

A gerente executiva do Sindilojas, Lisandra De Bona, lembrou que, semanalmente, o Sindilojas Caxias vem realizando Lives com conteúdos que auxiliam os empresários no dia a dia. A próxima será no dia 30 de junho, às 20 horas, com o apresentador do Programa Esquadrão da Moda, do SBT Arlindo Grund, sobre o tema  “Como nos vestiremos a partir de agora”. ​ Para assistir à Live, o público pode seguir a entidade no Instagram @sindilojascaxias. Após, é possível acessar o conteúdo pelo IGTV.