Orientações para o comércio sobre a Covid-19

#UNIDOSCONTRAOVÍRUS

O Sindilojas Caxias está ao lado da Fecomércio-RS na campanha #UnidosContraOVírus para chamar a atenção sobre a importância de conscientizar a sociedade para conter o avanço acelerado da Covid-19 enquanto o país aguarda pela imunização, evitando restrições no funcionamento do comércio.

Precisamos fazer a nossa parte! Essa iniciativa “Unidos contra o vírus” dá continuidade à campanha “O comércio quer trabalhar”, lançada em junho de 2020, para sensibilizar a sociedade e o governo de que o comércio não é responsável pela propagação da pandemia. Afinal, o fechamento afeta empresas e famílias que dependem do comércio para sobreviver.

Contamos contigo!

 

Vale lembrar!

Independentemente da bandeira em que a região é classificada, existem algumas orientações da OMS que permanecem desde o início da pandemia.

  1. Uso obrigatório de máscara.
  2. Manter álcool em gel ou similares à disposição e em locais estratégicos do estabelecimento para a utilização dos clientes e funcionários.
  3. Tenha cuidado em observar pelo menos 2 metros de distância entre você e qualquer pessoa.
  4. Manter locais de circulação e áreas comuns com os sistemas de ar-condicionado limpos (filtros e dutos) e lembre-se de deixar pelo menos uma janela/portão aberta(os), contribuindo para a renovação de ar.
  5. Exigir que os clientes, antes de manusear roupas ou produtos de mostruários, higienizem as mãos com álcool gel 70%, preparações antissépticas ou sanitizantes de efeito similar.
  6. Assegurar atendimento preferencial e especial a idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes, garantindo um fluxo ágil para que permaneçam o mínimo de tempo possível no interior do estabelecimento.
  7. No provador:
    1. higienizar as mãos ao ingressar e ao sair;
    2. não retirar a máscara;
    3. não experimentar peças que entrem em contato com o rosto, como camisetas e blusas;
    4. manter o distanciamento entre uma pessoa e outra.
  8. Horários de atendimento, lotação de clientes e funcionários variam de acordo com a bandeira determinada pelo Modelo de Distanciamento controlado. Portanto, fique atento às publicações do Sindilojas Caxias com orientações sobre os protocolos!

 

Atenção: 

O funcionário com suspeita de COVID-19 deve ser afastado imediatamente e submetido à testagem, mas a realização do teste não é obrigatória para o restante da equipe. Recomenda-se observar se haverá novos casos com sintomas gripais. Nesse período, as faltas devem ser justificadas, sem desconto no salário.