Patrícia Padilha falou sobre resiliência na área de vendas no Menu do Varejo

O Menu do Varejo, promovido pelo Sindilojas Caxias no dia 11 de junho, no restaurante Palácio do Comércio, reuniu os comerciantes para debater os assuntos que envolvem o comércio varejista e também para refletir sobre a resiliência nas vendas.

Na edição de junho do Menu do Varejo, a presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini, lembrou aos presentes sobre a inspiração que representou o empresário Nelson Sbabo para a nossa região. Destacou também a importância da participação dos comerciantes no envio de sugestões para a Convenção Coletiva de Trabalho 2019/2020 e também sobre como é essencial estar presente na Assembleia, que será no dia 02 de julho. Além disso, o assessor jurídico Cesar Bisol apresentou os principais pontos da pauta do sindicato laboral composta por 83 itens.

A palestrante convidada Patrícia Padilha, consultora em Psicologia Organizacional e do Trabalho, Gestão de Pessoas e Empreendedorismo, iniciou a fala dela lembrando que resiliência é a capacidade para enfrentar, se fortalecer e ser transformado pela experiência da adversidade, servindo como uma lição para crescer e ir em frente: “O resiliente vê a dificuldade como desafio e tem inteligência emocional, confiança e autoconfiança para lidar com as próprias emoções e também com aqueles que se relaciona”, disse. Segundo ela, os pilares da inteligência emocional são o autoconhecimento, o autocontrole, a motivação, a empatia e as habilidades sociais. Patrícia lembrou que o cliente está cada vez mais exigente e destacou que o processo que gera confiança é estabelecido no momento em que o vendedor demonstra estar interessado na pessoa e não na venda ao ajudar na resolução de um problema. As pessoas resilientes são caracterizadas pela rápida tomada de decisão e também pela visão positiva do futuro. Assim, ser resiliente é compreender que a rejeição faz parte do jogo, os “nãos” fazem parte e a negociação pode ser longa. “É possível desenvolver a resiliência com mentalidade de crescimento ao ver o problema como desafio, revendo a ideia de fracasso, estando pronto para aceitar que a mudança faz parte da vida ao aproveitar oportunidades de autoconhecimento com uma visão positiva de si mesmo”, finalizou.

O Menu do Varejo é um evento exclusivo, destinado a empresários associados ao Sindilojas Caxias e nesta edição contou com o apoio da Alia.