Sindilojas Caxias orienta associados a seguirem as recomendações do Ministério da Saúde no combate ao Coronavírus

Foi confirmado o primeiro caso de Coronavírus em Caxias do Sul e, com isso, as dúvidas e a preocupação sobre como se proteger se intensificaram na nossa comunidade.  Pensando nisso, o Sindilojas Caxias do Sul e o Fátima Saúde, prestadora do serviço Saúde Sindilojas, orientam os associados da entidade e a população a seguir as recomendações divulgadas pelo Ministério da Saúde.  Como o contágio do Coronavírus (Covid-19) ocorre por meio de gotículas de saliva, toque ou aperto de mãos, toque em objetos ou superfícies contaminadas, espirro, tosse e catarro, é fundamental lavar bem as mãos com água e sabão e manter alguns cuidados preventivos.

Confira:

- Lave as mãos com frequência, com água e sabão ou então higienize com álcool em gel 70%;

- Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;

- Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar;

- Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado;

- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.

Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.

Os Principais sintomas do Coronavírus (Covid-19) são semelhantes aos de uma gripe. Geralmente ele causa doença leve a moderada, mas em alguns casos podem ficar graves. São eles: febre, tosse e dificuldade para respirar.  A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo (cerca de 2 metros).

Devido a ampla disseminação de Fake News, o Ministério da Saúde também orienta a população a procurar o canal Saúde sem Fake News, no endereço saude.gov.br/fakenews para tirar dúvidas,  ou enviar uma mensagem para o WhatsApp: (61) 99289-4640. A infecção por coronavírus (Covid-19) é uma doença de baixa letalidade. Dados da OMS mostram que 80% dos casos são leves. A maior preocupação é quando a doença atinge idosos ou pessoas com doenças crônicas. Informação e lavar as mãos com sabão são as melhores prevenções!  Para mais informações acesse: saude.gov.br/coronavirus ou ligue 136

Fonte: Ministério da Saúde