Vanessa Mazzochi representa o Comércio no Concurso de Escolha das Soberanas da Festa da Uva de 2021

A bela Vanessa Mazzochi, de 24 anos, representará as entidades do comércio, CDL, Sindigêneros e Sindilojas, no Concurso de Escolha das Soberanas da Festa da Uva 2021. De família com descendência italiana do interior de Caxias do Sul, nascida e residente no Distrito de Fazenda Souza, ‘Terra dos Hortifrutigranjeiros’, – desde muito pequena Vanessa teve o convívio com os parreirais da família: “Sei da importância dos agricultores para o desenvolvimento da nossa região e valorizo nossa história”, destaca a jovem.

Filha mais nova do agricultor Jorge Mazzochi e da merendeira Marilene Luiza Rigotti Mazzochi, que sempre ajudou o esposo na lida da terra, Vanessa possui uma forte ligação com o distrito de Fazenda Souza, onde completou o ensino fundamental e médio e onde reside com os pais e com o irmão, Fernando Mazzochi, de 28 anos.  Durante seus estudos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre João Schiavo, a jovem contava com o estímulo da mãe, que se tornou merendeira do local quando ela frequentava a 4ª série. Formada Tecnóloga em Secretariado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) em 2017, a jovem é fluente em inglês contando com duas vivências internacionais: um programa de Inglês para executivos em Nova York, realizado em janeiro de 2018, e um Intercâmbio cultural de quatro semanas em Malta, em setembro de 2016, também focado no aprimoramento da língua inglesa.  

De acordo com Vanessa, o encantamento com a Festa da Uva começou ao participar, ainda na infância, das Olimpíadas Coloniais no distrito e se manteve a cada edição da festa.  A decisão de participar do concurso e de escolher as entidades do comércio para representar se deve à sua inspiração: Andressa Lovato, representante do comércio eleita Rainha da Festa da Uva 2008.  “Guardo todos os jornais da época com reportagens da Andressa. A partir dela, nasceu em mim o sonho de divulgar nosso município por meio da Festa da Uva e neste momento acredito estar mais madura e preparada para esse propósito”, revela.

A candidata destaca que o vasto histórico de participação das entidades do comércio na Festa da Uva também influenciaram sua decisão: “a força do comércio remete muito ao significado da Festa da Uva”, opina.  Apaixonada pela história de Caxias do Sul, Vanessa considera sua participação no Concurso de Escolha da Soberana uma oportunidade para divulgar as origens, cultura, tradições, gastronomia e pontos turísticos do município. “Este é o verdadeiro propósito, que a comunidade caxiense se sinta orgulhosa de sua história e inserida no nosso evento maior. Estou pronta para colaborar na divulgação de Caxias do Sul e dos 90 anos da nossa Festa da Uva”, garante.

A bela salienta a diversidade e característica acolhedora do município: “Quero divulgar a festa ao máximo, ressaltando nossas origens na imigração italiana, mas principalmente destacar a hospitalidade que Caxias do Sul tem ao receber imigrantes de diversas regiões e nacionalidades, que buscam nossa cidade seja para lazer, estudos, negócios ou até mesmo residir e se integrar”, destaca.

As entidades representativas do comércio tradicionalmente participam do concurso e de toda a programação da festividade ao longo das décadas. Foram suas representantes Viviane Piamolini Gaelze, eleita princesa da Festa da Uva na edição de 2019; Rafaelle Furlan, eleita rainha da Festa da Uva edição 2015; Kátia Pisetta Weber, princesa da Festa da Uva 2010; Andressa Lovato, rainha da Festa da Uva 2008; Victória de Carli, princesa da Festa da Uva 2004; Adriana Corso, princesa da Festa da Uva 2002; além de diversas embaixatrizes.  

Além da participação no concurso, as entidades representativas do comércio vão contribuir de outras maneiras com a Festa da Uva 2021. Durante as festividades, o Sindilojas Caxias manterá o Museu do Comércio aberto à comunidade no Parque de Eventos.