Notícias

Sindilojas Caxias está em fase final de adequação à LGPD

02 de Maio, 2022 - Notícias Gerais

Processo foi iniciado ainda em 2020 com a contratação de uma empresa especializada como uma iniciativa de protagonismo da entidade em atuar com transparência.

Entidade representante legal do comércio, o Sindilojas Caxias está finalizando o processo de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e foi o primeiro sindicato a buscar uma assessoria especializada para estar em conformidade com a legislação, que passou a vigorar em setembro de 2020. A iniciativa de adequação à LGPD beneficia todos os envolvidos com a entidade, como associados, representados e seus funcionários, ou seja, além de atender a legislação, está em compliance regulamentada. 

O Sindilojas Caxias é uma entidade que atua por meio da representatividade do comércio varejista, além de oferecer uma gama de produtos e serviços com o objetivo de contribuir com o dia a dia do segmento com assessoria jurídica gratuita e produtos e serviços, que exigem um trabalho técnico e aprofundado diante do fluxo de dados pessoais que movimenta um significativo volume de dados. 

Com uma política de privacidade de dados, é preciso estar em acordo com a lei, já que existe legislação em vigor desde 2020 e as sanções da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) entraram em vigor em 2021: “Cumprir a legislação é uma necessidade que faz parte da realidade de todas as empresas, assim como a política de privacidade se reflete em transparência na relação com o cliente, demonstrando respeito com as partes envolvidas, garantindo credibilidade e fortalecimento da reputação”, ressalta Lucas De Antoni, encarregado de dados no Sindilojas Caxias, por meio da Qualitec Consult. Além de cumprir a legislação, a política de privacidade publicada no site é um instrumento criado para mostrar para associados e para a ANPD como funciona a proteção de dados na entidade.  

Quando há tratamento dos dados, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas, o foco é o associado e seus colaboradores. Dessa forma, o Sindilojas Caxias está se preparando para auxiliar a micro e pequena empresa, conscientizando os associados de que a melhor ferramenta é a prevenção, especialmente, considerando o volume massivo de transações que são feitas no comércio tanto financeiras quanto de dados. 

Todo o processo de adequação deve estar finalizado no final de 2022 com todos as interfaces de dados protegidas pela LGPD. 

 

Serviço 

O canal oficial para buscar dúvidas sobre a conduta do Sindilojas com a LGPD é o e-mail privacidade@sindilojascaxias.com.br

 

Sobre Lucas De Antoni 

Graduado em Administração de empresas pela UCS, pós-graduado em Gestão Contemporânea pela Nortus. DPO certificado pela Exin, membro do comitê de Tecnologia da Associação dos Profissionais de Proteção e de Segurança de Dados (APDPO) de Portugal. Profissional com mais de 20 anos de experiência em tecnologia e inovação.

 

 

Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul

Intervene