Notícias

CIC Caxias entrega 14º Troféu Ítalo Victor Bersani e celebra 122 anos de fundação

04 de Julho, 2023 - Notícias Gerais

Os 122 anos de fundação da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) foram celebrados durante jantar realizado nessa segunda-feira (3).

Os 122 anos de fundação da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) foram celebrados durante jantar realizado nessa segunda-feira (3). Durante o evento, que reuniu aproximadamente 260 pessoas, a entidade fez a entrega do 14º Troféu Ítalo Victor Bersani. Neste ano, as empresas associadas e sindicatos empresariais filiados à entidade indicaram Metalcubas, na categoria Indústria, Pole Modas, na categoria Comércio, Caminho Rede de Ensino, na categoria Serviços, e Sindilojas Caxias, como Menção Honrosa, para o recebimento da honraria. 

Em seu pronunciamento, o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, parabenizou as empresas homenageadas e disse acreditar que a conquista do Troféu Ítalo Victor Bersani é um incentivo para que continuem trilhando o caminho do sucesso, confiantes no crescimento econômico de Caxias do Sul e Região, além de servir de inspiração outras organizações de cada setor. 

Loro também relembrou o papel da CIC Caxias ao longo de seus 122 anos para o desenvolvimento da Região e mencionou os pleitos pelos quais a entidade sempre lutou para assegurar melhores condições do ambiente de negócios. “A CIC Caxias, ao longo de sua trajetória, tem se dedicado incansavelmente ao fortalecimento do setor empresarial, ao fomento da inovação, à defesa de interesses coletivos e à busca por um ambiente de negócios cada vez mais voltado para o crescimento”, ressaltou

Para a Metalcubas, empresa especializada na produção de cubas metálicas para indústrias de equipamentos para alimentação, o troféu do segmento Indústria foi entregue pelos presidentes dos conselhos Executivo, Celestino Oscar Loro, Superior, Nadir Rizzi, e Deliberativo, José Valtuir de Almeida, e pelo vice-presidente de Indústria, Ruben Bisi, ao diretor da empresa Sérgio Luiz Isoton. Ao agradecer à homenagem, Isoton disse que a distinção proporcionará uma maior afirmação e reconhecimento da marca na Região e no Brasil, e dedicou a conquista aos colaboradores. “São eles que, com o seu trabalho constante e muita dedicação, fazem a Metalcubas uma empresa forte e reconhecida em muitos mercados, com equipamentos de qualidade e de confiança. Trabalhamos incansavelmente para o reconhecimento da Metalcubas como uma das grandes empresas do segmento no cenário nacional, pois vivemos em um mercado de alta competitividade. Antigamente, as empresas grandes engoliam as pequenas. Hoje, com as modernas técnicas industriais e comerciais, essa situação mudou totalmente, e são as empresas rápidas que engolem as lentas. Por isso, todos os dias temos que tomar decisões rápidas e as mais assertivas possíveis”, afirmou o diretor da Metalcubas”. 

No segmento Comércio, o troféu foi entregue por Loro, Rizzi, Almeida e também pela vice-presidente de Comércio, Idalice Manchini, à sócia-fundadora da Pole Modas Diva Posser, que agradeceu à deferência feita pela CIC Caxias e pontuou que a homenagem era motivo de muito orgulho para a direção e toda equipe da Pole Modas. “A Pole Modas dispõe da energia da nova geração, que configura o impulso, gás, vitalidade, modernidade e continuidade para a empresa”, destacou Diva, referindo-se às filhas das fundadoras, hoje também no comando da empresa. A empresária voltou a agradecer à equipe e ressaltou que “esta conquista é de todos nós. Nossa missão é provocar na mulher o prazer de se sentir feliz, confiante e dona de si”, enfatizou.  A Pole Modas possui quatro lojas físicas e uma consolidada plataforma de e-commerce.  

No segmento de Serviços, o troféu foi entregue por Loro, Rizzi, Almeida e também pelo vice-presidente de Serviços da CIC Caxias, Eduardo Michelin, à diretora-presidente da Caminho Rede de Ensino, Maristela Tomasi Chiappin. “Estar aqui nesta noite especial é motivo de muita alegria e honra, pois entre tantas empresas renomadas de Caxias do Sul e Região no setor de serviços, recebemos da CIC Caxias e dos empresários da cidade o prêmio Ítalo Victor Bersani. É um fato marcante na história da Caminho. Este prêmio com certeza evidencia a seriedade do nosso trabalho e é mais uma comprovação da excelência do que entregamos diariamente há 35 anos”, observou Maristela. 

Na categoria Menção Honrosa, o troféu foi entregue ao presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul, Rossano Fernando Boff, entidade fundada em 1953. “Nós, do Sindilojas Caxias, agradecemos imensamente pela Menção Honrosa que recebemos nesta noite. Este reconhecimento é fruto de muito trabalho e envolvimento com o comércio varejista e também com a nossa comunidade. Só quem vive no varejo sabe como é importante ter uma parceria forte para compartilhar os desafios. Como representantes do comércio, somos a força e a voz da nossa categoria. Junto ao Poder Público e Judiciário, defendemos os interesses das empresas e promovemos o crescimento sustentável do nosso setor”, acentuou Boff. 

Também participaram da cerimônia o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, o presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, José Dambros, o deputado estadual Carlos Búrigo, ex-presidentes da CIC Caxias, além de conselheiros, diretores e funcionários da entidade. A abertura do evento foi abrilhantada pela apresentação do saxofonista Ismael Morais.

Sobre o Troféu Ítalo Victor Bersani

O nome do troféu é uma homenagem a Ítalo Victor Bersani, fundador e primeiro presidente da então Associação dos Comerciantes de Caxias do Sul, fundada em 8 de julho de 1901, entidade que deu origem à Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul. A homenagem é conferida anualmente, com exceção de 2020 e 2021, em decorrência da pandemia, obedecendo à indicação de empresas associadas e sindicatos empresariais filiados à CIC Caxias. O Troféu Ítalo Victor Bersani foi criado pela artista plástica caxiense Dilva Conte.

AGRACIADAS 

Metalcubas – Categoria Indústria

Fundada em maio de 2005, a Metalcubas é uma empresa especializada na produção de equipamentos para alimentação. Presente entre os maiores fabricantes do setor, produz cerca de 140 equipamentos por dia, com clientes em todos os estados do Brasil e na América Latina. 

A Metalcubas destaca-se através da inteligência do sistema produtivo, por sua variedade de produtos e pela atenção às novas tecnologias, trabalhando de forma respeitosa e ética, sempre na busca da melhoria contínua dos produtos, processos e serviços. São 18 anos desenvolvendo equipamentos para o setor de alimentação, proporcionando aos empreendedores da área gastronômica grande segurança e tranquilidade pela certeza da sua satisfação e a de seus clientes. 

Pole Modas – Categoria Comércio

Desde 1977, a Pole Modas faz parte do comércio caxiense. Hoje com quatro lojas físicas e uma plataforma de e-commerce, a Pole busca satisfazer os desejos de moda feminina com inovação, qualidade e excelência em serviços.

A renovação tem se consolidado com a alma da nova geração que já algum tempo faz parte do grupo. Graças à nova geração, a Pole Modas se faz um exemplo de continuidade.

Caminho Rede de Ensino – Categoria Serviços

A Caminho Rede de Ensino é referência na Serra Gaúcha e completa 35 anos de existência em 2023, dedicados a uma educação de excelência e individualizada para o estudante. Desde o surgimento, a Caminho veio com a proposta de trazer um ensino inovador e diferenciado. O atendimento é personalizado, visando potencializar as habilidades dos alunos e fortalecer suas competências.

Sindilojas Caxias – Menção Honrosa

Com abrangência em Caxias do Sul, São Marcos, Flores da Cunha, Antônio Prado e Nova Pádua, o Sindilojas Caxias é o representante legal do comércio varejista nos segmentos de materiais de construção e eletroeletrônicos, instrumentos musicais e óticas, vestuários e acessórios, livros, móveis, entre outros.  

Representando cerca de 11 mil empresas na Região, mais de 8 mil no município-sede, o Sindilojas Caxias atua ao lado dos comerciantes com o propósito de servir ao desenvolvimento do comércio varejista, na negociação das convenções coletivas, no combate ao comércio ilegal e pela redução de impostos, oferecendo soluções e convênios com vantagens para os associados. 

Primeiro sindicato do Brasil a ser certificado com o Bureau Veritas Certification, atualmente, pela norma NBR ISO 9001 versão 2015, o Sindilojas é administrado por uma diretoria com 20 empresários eleitos. As instalações da entidade são próprias e estão localizadas nos edifícios Sindilojas e Palácio do Comércio, no Centro de Caxias do Sul, totalizando mais de 2,4 mil metros quadrados de área construída.  

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

 

Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul

Intervene