Carnaval: atendimento se mantém no comércio

08 de Fevereiro, 2023 - Notícias Gerais

Na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) entre Sindilojas Caxias e Sindicomerciários, os dias de folia são dias úteis, nas cidades de Antônio Prado, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua e São Marcos.

O Sindilojas Caxias informa que, conforme estabelecido na CCT, a segunda, a terça-feira de Carnaval (dias 20/02 e 21/02) e também na quarta-feira de cinzas (22/02) são considerados dias úteis para atendimento em estabelecimentos comerciais. Desta forma, o comerciante está isento de concessão de bônus ou folga antecipada ao funcionário.

Em caso de faltas injustificadas, a empresa pode aplicar penalidades disciplinares, previstas na CLT, ao empregado faltante, além de descontar o dia de trabalho, assim como o descanso semanal remunerado. Se necessário, é permitido dispensar o empregado do trabalho neste período e compensar as horas em outros dias da semana, mediante acordo individual, de forma escrita.

A Assessoria Jurídica do Sindilojas pode ser contatada através do telefone 4009-5517, 4009-5521 ou 99700-2555 e também pelos e-mails juridico@sindilojascaxias.com.br e analistajuridico@sindilojascaxias.com.br.

Feriados de 2023 com comércio aberto

A CCT Domingos e Feriados garante o atendimento do comércio com funcionários nos próximos quatro feriados: 07 de abril (sexta-feira) - Paixão de Cristo ou Sexta-feira Santa, 21 de abril (sexta-feira) – Tiradentes, 26 de maio (sexta-feira) Nossa Senhora de Caravaggio e 08 de junho (quinta-feira) - Corpus Christi. Ainda sobre o primeiro semestre, vale lembrar que o Carnaval não é considerado feriado. Já no dia 1º de maio (segunda-feira), Dia do Trabalho, o varejo só poderá contar com atendimento dos proprietários se optar por abrir o estabelecimento.

Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul

Intervene