CEO da Vila da Mônica é a convidada do Siga O Líder

10 de Novembro, 2022 - Notícias Gerais

Manoela da Costa Moschem ?Empreendedorismo e entretenimento: a gestão pela felicidade?, que integra a XII Semana Municipal do Empreendedorismo de Caxias do Sul.

A palestra “Empreendedorismo e entretenimento: a gestão pela felicidade”, com Manoela da Costa Moschem, realizada no dia 10 de novembro, marcou mais uma edição do projeto Siga o Líder, promovido pelo Departamento Jovem do Sindilojas Caxias.

A empresária, que é CEO da Vila da Mônica Gramado, contou aos participantes a trajetória que a levou a ser referência em turismo na região. Manoela iniciou parabenizando a iniciativa: “Costumo estimular as pessoas para que sejam líderes”, disse. Para ela, a transformação é a principal característica dos tempos atuais, seja ela de pensamentos, de vida ou de momentos. Trouxe a reflexão sobre o desafio que as marcas têm de manter a relevância em um mundo que muda constantemente. Segundo a empresária a resposta está no encantamento, que está revestido de três crenças: o propósito, a paixão e as pessoas: “Desde que eu acordo até a hora em que durmo a palavra é encantamento e encantamento muda tudo”. Afirmou que o empreendedorismo muda o mundo ao redor, gerando riqueza e fazendo bem para as pessoas.

Para a empresária do entretenimento, é essencial construir oportunidades para as pessoas por meio do empreendedorismo e da liderança feminina e com essa crença começou cedo: “Criei a minha primeira empresa aos 16 anos. Aos 18 anos, iniciei uma empresa de confecção de jaquetas de couro. Com a família, também administrei o Empório e Café Colonial Bela Vista”, contou. Ela lembra que então surgiu a inspiração para tornar um sonho realidade: “Quando eu tinha 6 anos, passei por uma banca em Porto Alegre e vi o Almanaque da Mônica. Era caro, e a minha mãe me presenteou com outro gibi, mas nunca esqueci da capa daquele almanaque”, relembrou. A Turma da Mônica chegou na vida dela alinhada ao objetivo de contribuir para consolidar Gramado como destino nº 1 para os turistas, especialmente, as famílias: “Encontrei nas necessidades de mercado uma possibilidade de empreender e crescer”, disse.

A Vila da Mônica tem como grandes diferenciais a arquitetura e a realidade em 3D que transportam o espectador para o universo mágico da Turma da Mônica: “Buscamos as certificações LEED Well e Green Building, que credenciam pela consciência ambiental”, explicou. Afinal, o objetivo é ser referência de entretenimento, acessibilidade e ambiental.

No final do evento, houve o sorteio de um kit criatividade do SENAC e alguns participantes foram contemplados com entradas para a visitação na Vila da Mônica de Gramado, uma cortesia da palestrante convidada.

Durante o evento, os participantes doaram mais de 20 brinquedos e R$450 em dinheiro para a Loja do Bem de Natal.

Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul

Intervene