Notícias

Trânsito reforça campanha Pedestre Legal

12 de Janeiro, 2023 - Notícias Gerais

Iniciativa da Escola Pública de Trânsito ocorreu na quinta-feira (12/01), na área central de Caxias do Sul

Servidores da Escola Pública de Trânsito (EPT) da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias do Sul realizaram, na manhã desta quinta-feira (12/01), nova edição da campanha de educação no trânsito Pedestre Legal. O trabalho consiste na abordagem de cidadãos que fazem uso da faixa de pedestres. A ação ocorreu no cruzamento entre as ruas Sinimbu e Visconde de Pelotas e contabilizou a abordagem de aproximadamente 50 pedestres.

Durante a atividade, os agentes de trânsito entregaram material impresso alertando sobre os perigos da travessia sem observar os semáforos para pedestres. Nos principais cruzamentos do município há semáforos para pedestres, com botoeira. Os servidores demonstraram o uso correto do equipamento e alertaram que não adianta apertar o botão e iniciar a travessia logo em seguida. Explicaram que é preciso aguardar que o ciclo semafórico dos veículos se complete para que o semáforo de pedestres indique a permissão para a travessia.

O gerente da EPT, Joelson Queiroz, reitera que a campanha busca educar o pedestre, mostrando que ele também tem deveres e obrigações junto ao sistema de trânsito, sendo um dos responsáveis pelas questões de segurança viária. “O pedestre tem preferência sobre os veículos, mas não prioridade. Ele precisa aguardar o tempo correto para realizar a travessia a fim de evitar atropelamentos ou acidentes. Nos cruzamentos que têm semáforos com botoeiras, o pedestre tem o dever de acionar o equipamento e aguardar para que a travessia ocorra com segurança”, salienta.

 

Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul

Intervene