Notícias

Insights Pós-NRF abrem Café com Ideias 2023

14 de Março, 2023 - Notícias Gerais

Maior feira do varejo reafirma a importância de um varejo que investe em fazer o básico bem-feito.

No primeiro Café com Ideias do ano, um painel com o tema "PÓS-NRF 2023 Venha conhecer os principais insights sobre a maior feira do varejo!" foi iniciado pela head de Marketing do Sindilojas Porto Alegre Diana Lienert em parceria com o empresário Virgílio Tonolli, já que ambos estiveram juntos na missão a Nova Iorque ao lado de lojistas gaúchos. 

Fotos disponíveis aqui

O encontro, promovido pelo Sindilojas Caxias, foi aberto pela head de Marketing do Sindilojas Porto Alegre, Diana Lienert, que trouxe cinco insights sobre o que viu na NRF aliado a dicas para que os empresários apliquem aos seus pontos de venda. Ela destacou o retorno às lojas físicas, já que a pandemia mudou a logística do varejo: “É preciso criar experiências com o produto dentro da loja”, sinalizou. Uma das frentes apresentadas foi o varejo de entretenimento, que permite que a venda ocorra por meio da vivência de uma experiência, como workshops que aproximem o consumidor do produto. Outro fator importante trazido por Diana é a volta à comunidade no sentido de motivar o cliente a estar na loja física ao gerar uma experiência: “O consumo mudou: é uma gangorra, é uma onda. É preciso mudar para acompanhar. Então, a gente precisa falar com todos e entender como replicar para o negócio”, estimula. Diana lembrou que a Geração Z tem como marca a valorização da sustentabilidade, um público que compra on-line para a avó, que já é o consumidor da atualidade. Uma dica é buscar uma pequena iniciativa que dialogue com esse público e com esse pensar renovável e atento ao meio ambiente. Já o Resale, que pode começar com uma arara disponível, traz vantagens como aumento do fluxo de consumidores, renova o ciclo de compra e pode contribuir para aumentar as vendas ao ensinar o cliente a cuidar da roupa e retornar para novas compras.  

Para dar continuidade aos insights, Virgílio Tonolli, da Tonolli Sono & Saúde, trouxe a visão de empresário do varejo sobre o conceito de comunidade em um sentido mais amplo: “Grandes marcas não criam tendência e não induzem comportamentos, elas se inserem entre nós. Já a comunidade vai além no relacionamento com o cliente”, disse. Segundo ele, é preciso estimular a capacitação do vendedor e ter a estratégia aliada à contabilidade: “Nada vai tirar o valor do olho no olho no varejo. Há a coexistência entre o físico e o on-line”. Já na comunicação para conversar com o público a escolha do canal contribui para a relevância da informação. Virgílio traduziu a tecnologia pela experiência: “Esta NRF foi a mais impactante porque falou do varejo de verdade, o básico bem-feito, o varejo-raiz”, pontuou. Finalizou alertando que a gestão de relacionamento com o cliente é a tecnologia que influencia o jeito de fazer o básico no dia a dia: “Precisamos conhecer o padrão de compra de cada cliente e isso está presente no histórico de relacionamento: inovar é questionar”.

Criado com o intuito de compartilhar conhecimento e incentivar o networking entre os participantes em um ambiente de conexão e aprendizado, o Café com Ideias é uma promoção do Sindilojas Caxias e conta com o patrocínio da Sicredi Pioneira. 

Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul

Intervene