Notícias

Pesquisa mostra perfil do mercado de trabalho na região

15 de Dezembro, 2023 - Notícias Gerais

Levantamento do Sindilojas, feito em parceria com a UCS, aponta que maioria são mulheres e jovens, que estão no setor de comércio, e residem em Caxias do Sul

Em sua maioria jovens (59,6% têm até 29 anos de idade), mulheres (66% do total) e que recebem principalmente salários entre R$ 1 mil e R$ 3 mil (58%), que trabalham no comércio (67%), têm até o Ensino Médio Completo (54%) e a ampla maioria reside em Caxias do Sul (92,7%). Os dados são parte do resultado da pesquisa sobre Mercado de Trabalho feita pelo Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul (Sindilojas Caxias), com o apoio técnico da Universidade de Caxias do Sul (UCS). 

O levantamento tem abrangência em seis cidades da região e dele participaram 246 pessoas, que responderam voluntariamente as questões perguntadas, no período de 1º de novembro a 1º de dezembro. Depois de coletados, foram analisados e agora são divulgados pelo Sindilojas.

Na pesquisa, a maioria (45,5% do total) indicou que se fosse buscar um novo emprego, a área preferida seria o comércio. Segundo os organizadores da pesquisa, ao se analisar os dados, percebe-se que há uma correspondência entre o local em que trabalham atualmente e onde gostariam de atuar, no caso de busca por vaga.

“Considerando os dados desta pesquisa, o Sindilojas Caxias buscará ações para desenvolver e fortalecer ainda mais a força de trabalho do comércio varejista, proporcionando, tanto para empregados quanto para clientes, uma experiência positiva”, explica a coordenadora do Departamento de Pesquisa do Sindilojas, Lizete Zamboni Vieira.


Acesse: Info-Mercado-Trabalho-V02 

 

Desenvolvimento de habilidades

Entre os aspectos positivos no trabalho, citados pelos entrevistados, estão o desenvolvimento de habilidades interpessoais e o relacionamento com os clientes. “Mostra que, embora ocorram muitos negócios e trabalhos de forma virtual, o quanto é importante a humanização, o olho no olho, o sentir a emoção no outro. No caso do comércio, quando oferecemos produtos ou serviços”, afirma.

 Já entre questões negativas apontadas estão o trabalho em finais de semana e feriados, principalmente, além de salários e horários estendidos. Lizete lembra que, em relação a salários, boa parte dos colaboradores é comissionada, o que eleva os valores recebidos. Ela esclarece também que a Convenção Coletiva permite o trabalho aos finais de semana e feriados, mediante folga em um dia na semana, e pagamento por dia trabalhado. 

A pesquisa não inclui o segmento de supermercados. Dos entrevistados, 2,4% disseram morar em Flores da Cunha e igual quantidade mencionou Bento Gonçalves. Logo abaixo estão os residentes em Farroupilha (2%) e São Marcos (2%).

A cada ano, o Departamento de Pesquisa do Sindilojas realiza quatro pesquisas de diferentes pautas, de acordo com as necessidades do setor.

Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul

Intervene