Notícias

Dia do Comerciante é celebrado com almoço para mais de 700 pessoas em Caxias do Sul

17 de Julho, 2023 - Notícias Gerais

Tradicional evento foi promovido em conjunto pela CDL, Sindigêneros e Sindilojas Caxias

Tradicional evento foi promovido em conjunto pela CDL, Sindigêneros e Sindilojas Caxias, e contou com a participação da embaixatriz da Festa Nacional da Uva 2024, Thayse Cabral, representando as entidades do comércio 
O domingo (16) foi de festa para os varejistas de Caxias do Sul. O tradicional Almoço do Dia do Comerciante, comemorado em 16 de julho, reuniu mais de 700 pessoas no salão paroquial dos Capuchinhos, entre empresários do setor e familiares, autoridades municipais e convidados. Realizado anualmente pelas entidades representativas do segmento no município, CDL, Sindigêneros e Sindilojas Caxias, neste ano, contou com a participação embaixatriz da Festa Nacional da Uva 2024, Thayse Cabral, representando as entidades do comércio no Concurso de Rainha e Princesas da maior festa comunitária da cidade.
Em nome das três entidades, o diretor de Relacionamento da CDL Caxias, Mateus Formolo, falou sobre a importância do comércio, que vai além do montante de R$ 25,9 milhões que integra o PIB do município.  O dirigente valorizou os empresários que atuam no segmento e que fazem Caxias do Sul ser referência e um polo regional também nesta atividade.  
“Estamos aqui representando as mais de 19 mil empresas do varejo, que respondem por 17% da economia do município. Somos 5% da população que se dedica a fazer com que os alimentos, roupas, insumos e serviços cheguem aos outros 95% da população”, destacou. 

A embaixatriz da Festa Nacional da Uva 2024, Thayse Cabral, parabenizou os empresários do comércio pela dedicação ao apostar no desenvolvimento da cidade e também por oferecer oportunidades de crescimento a quem atua no setor. 

“O varejo que represento, assim como vocês no dia a dia, é aliado do desenvolvimento e impulsiona o turismo regional da nossa cidade. Para mim, é uma honra representar a força do comércio e do empreendedorismo de Caxias do Sul nesta missão de contribuir para a nossa mais importante festa comunitária: a Festa da Uva”, enalteceu.

SOBRE A DATA 
O Dia do Comerciante é comemorado no Brasil, desde 1953, em 16 de julho. A data foi escolhida em homenagem ao patrono do comércio brasileiro, José Maria da Silva Lisboa, o Visconde de Cairú, um economista por formação que empreendeu diversas iniciativas em prol do desenvolvimento comercial brasileiro com outros países.

Crédito: Daniel Herrera

Fonte: Assessoria de imprensa CDL Caxias do Sul


Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul

Intervene