Notícias

Elifas de Vargas traz o impacto dos vídeos para os negócios

18 de Outubro, 2022 - Notícias Gerais

?Reels, Shorts & TikTok? é o tema da segunda palestra da tarde do Simpósio Estadual do Varejo.

A influência nos negócios dos vídeos, em especial Reels, Shorts e TikTok, foi a abordagem de Elifas de Vargas, na 4ª edição do Simpósio Estadual do Varejo. Formado em Marketing com especialização em Quality Service pela Disney Institute na Flórida-USA, Elifas de Vargas é o criador da metodologia FastVideos, produção rápida e versátil de vídeos para web, utilizando apenas o smartphone. Ele iniciou lembrando que a comunicação nunca é a mesma porque sempre se reinventa: “Rede social precisa de frequência para consolidar a audiência e por isso funciona a longo prazo”, explicou.

Empresário, cofounder da Agência de Marketing Kreativ desde 2010, com sede em Lajeado e filiais em Porto Alegre e Rio de Janeiro, Elifas disse que a música fez o papel de inclusão das pessoas para integrá-las às mídias, apresentando o TikTok como uma rede que se destaca por entregar conteúdo personalizado somente por vídeos: “O formato de feed infinito, ou seja, uma rolagem que nunca acaba, criou uma nova forma de consumir conteúdo e mostrou a força dos vídeos nas mídias sociais”, explicou. Elifas defende que esta é a forma eficiente de entregar conteúdo, com entretenimento em um curto tempo: “O Instagram, entendeu o apelo e “copiou” o formato, disponibilizando na sua plataforma o Reels”, alerta.

De acordo com Elifas, a Emplifi 2022 diz que as interações com o conteúdo de Reels foram 40% maiores do que dos vídeos tradicionais, institucionalizando o desafio de prender a atenção do internauta em até três segundos ou ele passa para o próximo vídeo: “Estamos vivendo um momento em que os vídeos se tornaram a grande vitrine e é para eles que o seu cliente está olhando”, disse. Segundo ele, é preciso inspirar, ensinar e divertir para falar sobre a solução que envolve o serviço ou produto que a marca tem a oferecer de uma forma mais caseira, que aproxima das pessoas. Entre as oportunidades que podem ser planejadas para o varejo para os próximos meses estão a Black Friday, Copa e Natal, por exemplo.

Segundo pesquisa da Opinion Box e All in 2022, 70% das pessoas utilizam o Instagram para pesquisar sobre um produto, contra 55% no Google. Dessa forma, é hora de avaliar como a sua empresa está se apresentando no digital: “Jamais o físico deixará de ter importância, mas estar conversando nas redes com seu público, é fundamental. A vitrine do seu negócio são os vídeos, o seu ponto é a sua conta, e você tem, hoje, a facilidade de ir ao encontro dos clientes através do Tráfego Pago”, indica Elifas. Sugeriu às empresas planejar o ano, investindo em trafego, com qualidade e entregando valor para os clientes, utilizando a favor do negócio: “99% dos vídeos são aqueles que contam uma história por meio do storytelling”. Recomendou que os vídeos sejam utilizados de várias formas, ou seja, reaproveitando a produção. Para ele, Reels e TikTok fizeram uma inclusão digital, gerando um movimento que pode alavancar negócios por meio da jornada do cliente, que precisa ser compreendida, inclusive, nas redes sociais. Entre os insights finais de Elifas, recomendou usar o digital, investir em anúncios, buscar ações de conteúdo que podem ser entregues ao cliente, o metaverso, seja estratégico nas postagens, invista em planejamento, fortaleça as parcerias locais e o vídeo como nova vitrine.

O 4º Simpósio Estadual do Varejo é a realização do Sindilojas Caxias e conta com o apoio institucional do Sistema Fecomércio SESC SENAC e do Sebrae RS, Grupo RBS como media partner, Patrocínio Ouro do Fátima Humana Saúde Sul, Sicoob Meridional, Patrocínio Prata da CDL PoA, Shopping Villagio Caxias, TOTVs e Supermercados Andreazza, Patrocínio Bronze da Amigraf Gráfica e Editora, DeCacau Store, Dulce Amore Urban Coffee e Vinícola Don Affonso.

 

Programação:

16h30 – Talk Show Novas Tecnologias para o Varejo: o que vem por aí?

Painelista:  Giancarlo Giacomelli - Head de inovação da Fecomércio-RS

Painelista: Cleidi Soberanski - Gerente de Inovação das Empresas SIM

Mediação: Andreia Fontana - Gerente de Jornalismo da RBS Caxias

17h30 – Dr. Pedro Augusto Bocchese – “Metaverso e o Varejo: como implementar e acelerar nossos negócios”

18h30 – Denise Fraga – Conexões humanas em tempos digitais

19h30 - Encerramento

 


Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul

Intervene