Notícias

Talk Show trouxe o atual cenário tecnológico para o varejo 

18 de Outubro, 2022 - Notícias Gerais

Trocas entre especialistas possibilitaram a compreensão sobre o papel da tecnologia na experiência de compra.

Diante do tema “Novos Tempos, Novos Olhares Sobre O Consumo”, apresentado pelo 4º Simpósio Estadual do Varejo, o “Talk Show Novas Tecnologias para o Varejo: o que vem por aí?” foi uma importante oportunidade de troca sobre as experiências que envolvem tecnologia.

O bate-papo mediado pela jornalista Andreia Fontana, gerente de Jornalismo da RBS Caxias, que conjugou o conhecimento do head de Inovação da Fecomércio-RS Giancarlo Giacomelli e da gerente de Inovação das Empresas SIM Cleidi Soberansky trouxe novas perspectivas para os empresários que acompanharam o Simpósio.

A gerente de Inovação das Empresas SIM Cleidi Soberansky, gerente de Inovação das Empresas SIM, trouxe para o talk show o tema tecnologia e varejo e convidou a todos para pensar sobre tecnologia e inovação para cada um. destacou que a tecnologia é uma aliada do varejo porque tem o poder de manter o varejo físico atraente aos clientes, trazendo inovação e entretenimento para o ponto de venda. Ela trouxe dados da pesquisa High Tech Retail, de 2021, que apontou que 80% dos consumidores consideram mais as lojas que utilizam tecnologia em suas operações, 79% passam a recomendá-las e 76% têm preferência pelas marcas que investem em inovação. Diante deste cenário, recomendou ter um parceiro de logística, usar e abusar de Plataformas integradas (Sistemas, APP, site, marketplace), Redes Sociais (Instagram, TikTok, Facebook, Linkedin), QR-codes, telas interativas, realidade de aumentada, provadores virtuais, live streamings e live commerces. Segundo ela, “o consumidor continua o mesmo, o que mudou foi seu comportamento e principalmente, suas expectativas”, disse. E lembrou que o consumidor é bombardeado de informações diariamente, e por isso, a importância de integrar informações das vendas, redes sociais, e-mails, WhatsApp, coletar e traçar estratégias através de Dados (BI, Analytics) e definir canais de comunicação e utilizá-los com frequência. Soberansky destacou que os principais pontos de atenção são disponibilidade, atendimento agilizado e humanizado, jornada de experiência e pessoas preparadas.

O especialista em Gestão de Projetos e MBA em Gestão da Inovação, Giancarlo Giacomelli, trouxe o cenário tecnológico atual da hibridização, envolvendo texto, imagem, vídeo, chatbots e Inteligência Artificial, meios de pagamento, ads e predição. Durante a apresentação, trouxe o guarda-chuva da experiência do cliente, que envolve design, marketing, dados, produto e atendimento. Iniciou dizendo que a serra gaúcha é a região mais inovadora do estado e este evento é um reflexo desta realidade do ecossistema de inovação que motiva a experimentação que pode vir a beneficiar o varejo. Segundo Giancarlo, é preciso identificar qual é o significado do negócio para o cliente, facilitando a vida e melhorando a qualidade de vida. Contou que a Alana é uma ferramenta de inteligência artificial, ou seja, um robô de atendimento que vai aprendendo como dar a resposta ao cliente e trouxe exemplos de aplicativos que facilitam o acesso à tecnologia para o varejo.

O 4º Simpósio Estadual do Varejo é a realização do Sindilojas Caxias e conta com o apoio institucional do Sistema Fecomércio SESC SENAC e do Sebrae RS, Grupo RBS como media partner, Patrocínio Ouro do Fátima Humana Saúde Sul, Sicoob Meridional, Patrocínio Prata da CDL PoA, Shopping Villagio Caxias, TOTVs e Supermercados Andreazza, Patrocínio Bronze da Amigraf Gráfica e Editora, DeCacau Store, Dulce Amore Urban Coffee e Vinícola Don Affonso.

 

Programação:

17h30 – Dr. Pedro Augusto Bocchese – “Metaverso e o Varejo: como implementar e acelerar nossos negócios”

18h30 – Denise Fraga – Conexões humanas em tempos digitais

19h30 - Encerramento

 


Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul

Intervene