Notícias

Empresários prestigiam a Missão Empresarial do Sindilojas Caxias para Fecomércio-RS PÓS NRF/REPRESENTA +

21 de Março, 2023 - Notícias Gerais

Empresários associados participaram de programação que envolveu palestra e lançamento da plataforma Representa +.

O Sindilojas Caxias proporcionou aos empresários do comércio associados das cidades de Caxias do Sul e São Marcos a oportunidade de participar da “Missão Empresarial Fecomércio Pós-NRF 2023 | Representa +” para a Sede da Fecomércio-RS, em Porto Alegre, no dia 20 de março de 2023, acompanhando a palestra Pós-NRF-2023 e também o Lançamento da Plataforma Representa+. 

Lançamento da Plataforma Representa+

Em reunião-almoço em sua sede nesta segunda-feira, 20 de março, a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) apresentou a Agenda Legislativa 2023, relação dos principais projetos de lei que estarão na pauta de atuação da entidade neste ano. O evento contou com a presença de empresários, parlamentares federais e estaduais, imprensa e sindicatos representantes do comércio de bens, serviços e turismo. Além da tradicional apresentação da agenda anual, o encontro marcou o lançamento oficial da plataforma Representa+, um ambiente virtual onde empreendedores podem ter participação ativa na formulação de leis que impactam direta ou indiretamente os seus negócios. Através dela, é possível consultar projetos em tramitação na esfera estadual e nacional, registrar opinião e atribuir grau de prioridade para atuação da Federação sobre as pautas.

No ar desde julho do ano passado, a Representa+ já teve mais de 17 mil visualizações. Dos projetos cadastrados com posicionamento formalizado pela Fecomércio-RS, despontam entre os mais votados como prioridade pelos empresários os que versam sobre a ampliação nos limites de enquadramento ao Simples Nacional e pautas pontuais como a contrariedade à proposta de obrigação de seguro de responsabilidade civil a empresas organizadoras de evento e a defesa do projeto que limita a 15 dias úteis o prazo máximo para a abertura e o fechamento de pequenas empresas.

Durante o encontro, o economista e gerente da assessoria de Relações Governamentais da Federação, Lucas Schifino, navegou pelo portal e apresentou suas funcionalidades aos presentes. De forma prática, o usuário pode filtrar os projetos por assunto, setor, porte da organização afetada ou casa legislativa onde a pauta tramita. Com poucos cliques, atribui grau de prioridade e informa se apoia ou não a proposta de seu interesse.

 

PÓS-NRF

“O varejo precisa se reinventar mais rapidamente do que no passado”. Este foi um dos pontos destacado pelo coordenador de Varejo do Sebrae-RS, Fabiano Zortéa, no encontro que trouxe as principais tendências do varejo discutidas no maior evento do mundo sobre o tema, a NRF Reatail’s Big Show 2023.

Zortéa iniciou sua palestra falando sobre as tendências do varejo mundial, mas aplicando as mesmas nos pequenos negócios. “É preciso sair de dentro da empresa para ver experiências. Precisamos entender as novas demandas do consumidor”. A palestra do especialista abordou quatro eixos principais: o varejo local, a audiência digital, a jornada híbrida e novas funções.

Saiba mais no site da Fecomércio

Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul

Intervene