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Symone Rech encerra o Café com Ideias de 2022 

23 de Novembro, 2022 - Notícias Gerais

Especialista em design estratégico e economia comportamental trouxe dicas sobre como tornar com que o cliente perceba uma marca e compre. 

Na última edição de 2022 do Café com Ideias, a consultora em negócios de moda Symone Rech apresentou o tema "Como influenciar as compras de final de ano para os participantes do evento promovido pelo Sindilojas Caxias.  

Symone Rech, profissional imersa no mundo da moda desde sempre, convidou a todos para refletir sobre as marcas que visualizaram antes de chegar à palestra: “Nesse mar de informações, é preciso que a marca se posicione para que seja percebida para o público-alvo para que a venda seja feita”, disse. Neste sentido, Symone destacou a importância de investir em estratégias diferentes que estejam familiarizadas com o público-alvo da marca tanto no conceito quanto na experiência oferecidos aos clientes. Entre os insights trazidos, ela sugeriu as vitrines temáticas, mas de um jeito inovador: utilizando os próprios produtos vendidos na loja como base para criar cenários em datas comemorativas e também a importância de dar movimento aos manequins para que o cliente se enxergue na roupa. Na comunicação, Symone ressaltou que é preciso mandar mensagens ao consumidor sempre chamando pelo nome: “Quem ouve o seu nome sempre vai se voltar para escutar a mensagem”, pontuou.   

Diante da perspectiva de que o cérebro precisa economizar energia em uma realidade que de 35 mil decisões diárias, 95% das decisões são tomadas no piloto-automático, ou seja, apenas 5% são feitas de modo racional. Symone explicou que, para o varejo, é necessário manter o cliente no modo automático pelo método SOFA, ou seja, social, oportuno, fácil e atrativo. Essas ações envolvem a prova social, que pode ser por meio depoimentos e avaliação de clientes da marca. Manter no feed das redes sociais os produtos mais vendidos, mais curtidos, kits mais vendidos também é uma alternativa que facilita a escolha do cliente, assim como a estratégia de escassez e urgência de uma promoção com data para terminar ou com itens limitados. Para todos os pontos de contato da loja é essencial que a compra seja facilitada para o cliente, por exemplo, as imagens devem sempre ter disponível um link de contato. Outro toque prático para promoções é sobre dar destaque aos preços: na proporção em que o mais caro deve ser menor e o mais barato maior.  

No ponto de venda, a disponibilização dos produtos deve oferecer acessibilidade e ordem; acessórios devem estar próximos do produto ou, até mesmo deixar o look pronto, tornando a compra atrativa: “Na loja física é importante deixar o cliente sentir, tocar e provar o produto”, alertou. 

Na recepção do Café com Ideias, foram arrecadados brinquedos e mais R$350, que serão doados em uma ação solidária da Loja do Bem de Natal. 


Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul

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