Nesta sexta-feira (26.08), o Sindilojas Caxias promoveu o Café com Ideias apresentado pela palestrante especialista em vendas, Mayara Samya, que compartilhou estratégias e dicas sobre “Técnicas de Vendas pelo Whatsapp” com os participantes.
As vivências de mais de 17 anos na área comercial e a dedicação ao estudo levaram Mayara Samya a escolher atuar ajudando empresas a crescer nas vendas, utilizando o digital para estar mais presente na vida das pessoas. Neste Café com Ideias, ela se dedicou ao WhatsApp como ferramenta de aproximação com o cliente.
“Venda é relacionamento, é criar networking”, iniciou a palestrante convidada. Mayara destacou que as vendas existem para entregar uma solução ao cliente que vai ajudar em sua vida. Segundo ela, é preciso desenvolver uma mentalidade vendedora para criar uma conexão com o cliente: “Quando o cliente resolve comprar, ele não quer esperar. É preciso estar presente”, disse. Diante dos dados de que a venda é resultado de 80% do ato de escutar o cliente e apenas 20% sobre falar sobre o produto ou serviço, Mayara destacou que Whatsapp é bate-papo e por isso a ferramenta exige que seja dada a atenção que o cliente precisa, especialmente, buscando as perguntas certas para realizar a venda.
Ao apresentar os tipos de clientes, Mayara explicou que 80% do faturamento de uma empresa vem de dois deles: aquele que já comprou e é fã da marca e também daquele que já comprou e conhece o produto ou serviço, já que se tornam multiplicadores e fazem indicação para outras pessoas.
Ao diferenciar lista de transmissão de grupo no Whatsapp, Mayara recomendou que ambas estratégias devem estar comprometidas em fazer com que o cliente se sinta especial. Ao fazer parte da lista de transmissão, o cliente deve ser estimulado a salvar o contato da empresa para receber as informações. Já o Grupo pode ser estratégico para que clientes VIP que querem recebem as novidades primeiro, desde lembretes de Lives a participação em eventos a novos posts de conteúdo no blog.
Ao finalizar, lembrou que o pós-venda é uma nova oportunidade de venda, ou seja, é um momento para ouvir, valorizar a compra, entender reclamações, respeitar e oferecer novos links para manter o relacionamento.
Ticket solidário
A Casa Anjos Voluntários recebeu a doação de R$187,60, 29 litros de leite, 16 produtos de higiene, 26 Kg de alimentos não perecíveis.