Notícias

77 países participarão das Surdolimpíadas de Verão, em Caxias do Sul

27 de Abril, 2022 - Notícias Gerais

Anfitrião, Brasil é a nação com mais atletas inscritos.

Segundo maior município do Rio Grande do Sul, menor apenas que Porto Alegre, a capital gaúcha, Caxias do Sul, localizada na Serra Gaúcha, muito conhecida pela Festa da Nacional da Uva, já recebe milhares de atletas surdos de 77 países entre 1º e 15 de maio, que disputarão 20 modalidades olímpicas no masculino e 18 no Feminino (não há no feminino disputa de Luta livre e Luta Greco-Romana).
O Brasil, anfitrião e país-sede das Surdolimpíadas, confirmou a participação nos jogos de 199 atletas, sendo 110 homens e 89 mulheres, além de 126 integrantes de comissões técnicas, totalizando 325 pessoas, a maior delegação brasileira na história da competição.
O Brasil é o país com mais representantes competindo (199 atletas) e também a maior delegação dos jogos, seguido pelos ucranianos, com 258 pessoas no total. A Ucrânia inscreveu 119 atletas homens, 68 mulheres e ainda 71 pessoas em comissões técnicas. Quênia e Estados Unidos são outras duas delegações numerosas, com 242 e 216 pessoas no total, respectivamente.
Eslováquia, Japão, Lituânia e Quênia são as quatro nações que inscreveram mais atletas mulheres do que homens nas Surdolimpíadas. 56 hotéis de Caxias do Sul e região abrigarão os 77 países, delegados, organizadores e imprensa durante os jogos surdolímpicos.
O Futebol será o primeiro esporte a iniciar as disputas, antes mesmo da abertura oficial do evento, marcada para 1º de maio. Dia 30 de abril já terá bola rolando nos gramados para que se consiga terminar a competição dentro do prazo. No dia 1º de maio, não haverá jogos, em função da solenidade de abertura oficial das Surdolimpíadas, que acontecerá no Ginásio do SESI, às 18h.
No dia 02 de maio, sairão as primeiras medalhas dos jogos, nas disputas do Ciclismo, Karatê e Natação. Daí em diante, todos os dias terão jogos e disputa de medalhas, sendo que em diversos dias haverão várias disputas simultâneas, em locais diferentes da cidade e região, já que Farroupilha, cidade vizinha de Caxias do Sul, também será palco de algumas modalidades, como Ciclismo, Futebol Feminino, Mountain Bike e Tênis de Mesa. O último dia, 15 de maio, ficará reservado para a Maratona, que acontecerá pelas ruas centrais de Caxias do Sul, e para a disputa do ouro no futebol masculino e feminino, além da solenidade de encerramento dos jogos, às
18h, também no Ginásio do SESI, em Caxias do Sul.
Haverá transmissão por streaming de todas as modalidades durante as Surdolimpíadas, com acesso 100% gratuito, através do canal Deaflympics TV by XPlay. 
Também já está disponível o aplicativo oficial da Deaflympics TV, que concentra todo conteúdo gerado, inclusive, o Arenas View, plataforma de câmeras ao vivo com imagens em tempo real de todos os locais de competição.
Outro diferencial proposto é o chip da Deaflympics. Todos os participantes estrangeiros dos jogos, ao se credenciarem, antes do início das disputas, receberão um chip personalizado, com acesso à internet 4.5G, para facilitar a comunicação.


Sobre as Surdolimpíadas
A Surdolimpíadas é um evento multidesportivo internacional, organizado pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD – International Committee of Sports for the Deaf). A primeira edição, realizada em Paris em 1924, foi também o primeiro evento esportivo para pessoas com necessidades especiais.
A Surdolimpíadas de Verão acontece a cada 4 anos e é o evento multidesportivo mais antigo, depois dos Jogos Olímpicos. Para a 24ª edição de Verão, espera-se receber 6.500 pessoas entre surdoatletas e comissões técnicas e equipes de mais de 90 países.
Como marco histórico, o Brasil será o Primeiro País da América Latina a sediar os Jogos Surdolímpicos de Verão, que será também o maior evento poliesportivo já realizado no Rio Grande do Sul.


MSartori – Assessoria em Comunicação
Assessoria de Imprensa da 24ª Surdolimpíadas
Marcos Sartori – Mtb 12435 – (54) 99994-0668
marcos@msartori.com.br
Rua Garibaldi, 603/52
Caxias do Sul - RS
Fone: (54) 3021-5570

Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul

Intervene