Notícias

Primeiro semestre do ano gera 3,1 mil postos de trabalho em Caxias do Sul Dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), atualizados nesta quinta (27)

28 de Julho, 2023 - Notícias Gerais

Setor de serviços, que engloba a área da gastronomia, é o mais positivo em contratações no maior município da Serra, desde janeiro

O número de vagas formais geradas em Caxias do Sul no primeiro semestre deste ano foi positivo, com o total de 3.111 novas posições ocupadas. Desde o mês de janeiro, o setor de serviços está tendo o melhor desempenho em comparação com outras áreas e, até o mês de junho, gerou 1.516 novos postos de trabalho no município. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), atualizados nesta quinta-feira (27). 
Puxado pelo setor de serviços, mercado de trabalho em Caxias gera mais de 500 vagas em maioPuxado pelo setor de serviços, mercado de trabalho em Caxias gera mais de 500 vagas em maio
Setor de serviços se destaca em Caxias e oferece muitas oportunidades de trabalho, como na área da gastronomia
Apesar do saldo positivo, em comparação com 2022, o primeiro semestre deste ano registrou uma queda de 39,9%. No ano passado, o mesmo período contabilizou 5.177 novos postos de trabalho.

Depois de dois meses com saldo positivo (abril e maio), as vagas no município tiveram baixa em junho, com menos 95 posições ocupadas. Ao todo, o sexto mês do ano registrou o desligamento de 6.538 trabalhadores e a admissão de 6.443.

A indústria foi o setor com menor saldo, registrando menos 86 vagas, seguida da agropecuária, com menos 79, e do comércio, com menos 70 postos. No saldo positivo, o setor de serviços novamente esteve à frente dos demais segmentos, com saldo de 125 novos postos ocupados no sexto mês do ano, seguido do setor de construção, que gerou em junho 15 novas vagas.


ESTOQUE: Total de vínculos com carteira assinada ativos no município. VR. RELATIVA: comparação do estoque do mês com o estoque do mês anterior

Conforme explica o economista e professor do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) Gustavo Bertotti, o setor de serviços, apesar de estar crescendo e contratando mais pessoas em comparação com outros setores, tem passado por ajustes.

— Estamos vendo despesa financeira em diferentes setores. Varejo e construção civil, por exemplo, empregam muito, mas estão fazendo ajustes. Boa parte das empresas que sofreram muito com a pandemia, hoje fazem ajustes. No caso dos serviços, apesar de estar contratando muito, também está fazendo ajustes nos postos de trabalho. Esse é um dos principais pontos dentro dessa desaceleração de vagas em comparação com o ano passado – afirma o economista.

De acordo com a economista Maria Carolina Gullo, outro fator que contribui com a diferença no número de vagas geradas este ano para o número visto ano passado, ainda é a pandemia de covid-19.

— Ano passado o crescimento do mercado de trabalho estava muito alto. Este ano ainda está crescendo, mas em um ritmo menor. É natural que este ano seja menor que o ano passado, porque em 2022 tínhamos um ritmo de contratação muito acelerado. Então podemos dizer que ainda estamos contratando, mas em um ritmo menor — pontua Maria Carolina.

Para Bertotti, o cenário pós-pandêmico ainda está atrelado aos juros altos no Brasil. 

— Um dos principais motivadores desta queda em relação ao ano passado é que o mercado de trabalho vem com essa desaceleração muito em cima de uma política monetária contracionista. Em parte, essa política de juros altos está ocasionando o endividamento de famílias e empresas, mas podemos dizer que a tendência é de um arrefecimento para o próximo semestre na geração de vagas em todo o país — afirma Bertotti.

Conforme explica Maria, a expectativa na geração de vagas para o segundo semestre deste ano é de que o cenário se mantenha estável. 

— Julho, agosto e setembro não são meses de muita contratação, então acredito que fique estável. No entanto, no final de setembro e início de outubro começam as contratações para o final de ano. Pode haver número maior de contratação, mas acredito que o cenário seja de estabilidade nos próximos meses — conclui a economista. 

Reportagem também listou o desempenho dos outros quatro municípios populosos da Serra:

ESTOQUE: Total de vínculos com carteira assinada ativos no município. VR. RELATIVA: comparação do estoque do mês com o estoque do mês anterior

Sine tem 151 vagas para a sexta-feira (28)
Quem ainda não está entre os trabalhadores formais de Caxias pode buscar uma oportunidade na Agência do Sine. Para esta sexta-feira (28), são oferecidas 151 vagas. A descrição de cada uma pode ser acompanhada presencialmente, no local, ou antecipadamente por meio deste link.

O Sine está localizado na Rua Bento Gonçalves, 1.901, centro de Caxias do Sul. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h. As senhas para atendimento são distribuídas das 8h às 9h30min para o período da manhã, e das 13h às 14h30min no período da tarde.

Fonte: Agencia RBS

Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul

Intervene