Notícias

Nota de pesar - Ricardo Golin

29 de Fevereiro, 2024 - Notícias Gerais

Com profundo pesar e gratidão, o Sindilojas Caxias lamenta o falecimento do ex-presidente Ricardo Golin

Com profundo pesar e gratidão, o Sindilojas Caxias lamenta o falecimento do ex-presidente Ricardo Golin, que esteve à frente desta entidade, em um trabalho pautado pela transparência, humildade e dignidade, como representante legal do comércio, por duas gestões, no período de 21 de outubro de 1994 a 25 de outubro de 2000. O Sindilojas Caxias é solidário à família e amigos neste momento delicado: haverá saudades de Ricardo Golin, mas também há muitas sementes germinando futuro cultivadas por ele.

Mais do que zelar por servir ao comércio varejista por oito anos e se dedicar a estar próximo, comprometido e presente nas causas da comunidade, Golin deixa marcas incomensuráveis na história da entidade que, neste ano, completa 70 anos. O legado de sua atuação está legitimado pelo Troféu O Mercador como Reconhecimento Público, em 2000. Entre suas realizações mais marcantes como presidente do Sindilojas Caxias, Ricardo Golin liderou lutas históricas para o comércio varejista, como a abertura do comércio aos domingos e o alargamento das ruas do quadrilátero central da cidade e a abertura do calçadão da Praça Dante. Foi o idealizador do projeto que tornou o Museu do Comércio, inaugurado em 2000 na casa 9 da Réplica 1885 de Caxias do Sul, uma realidade. Graças a ele, a reprodução de um Armazém de Secos e Molhados, do final do Século XIX, hoje pode ser contemplada e admirada por turistas e pela comunidade que visita a Festa Nacional da Uva, da qual ele também foi presidente por uma gestão, a convite do então prefeito Pepe Vargas. Nas palavras dele: “O Sindilojas apoiou que eu assumisse a presidência da Festa da Uva, em 1998, se estendendo até 2000, quando eu ainda estava no sindicato, e continuei na presidência da Comissão Comunitária”.

Ricardo Golin deixa uma herança sólida e inspiradora para o futuro desta cidade e a fé de que o trabalho voluntário é uma bênção e um exemplo a ser seguido.

 

Rossano Fernando Boff

Presidente do Sindilojas Caxias

Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul

Intervene