Notícias

Aldo Pacheco traz as tendências em e-commerce para o varejo para o Sindilojas Caxias  

29 de Agosto, 2022 - Notícias Gerais

Empresários e gestores de e-commerce acompanharam workshop com o Gerente Comercial da TOTVS RS Aldo Pacheco.

Nesta segunda-feira (29.08), o Sindilojas Caxias recebeu como convidado o palestrante Aldo Pacheco, Gerente Comercial TOTVS RS, que é especialista em e-commerce para falar deste tema tão importante para o desenvolvimento do varejo: “Tendências em e-commerce para o varejo”. 

Participaram do encontro empresários e gestores de e-commerce, que tiveram a oportunidade de ouvir o Gerente Comercial da TOTVS RS, sobre conteúdo a respeito de e-commerce com dicas interessantes para aplicar no dia a dia. Aldo abordou as oportunidades que podem ser colocadas em prática utilizando os canais para fortalecer a atuação do comércio, seja no off ou no on-line.  

Em uma realidade em que todos utilizam o celular, torna-se essencial estar presente no digital. Aldo ressaltou que mais do que colher dados dos clientes, é preciso tratar bem essas informações que chegam ao negócio por meio de uma compra ou contato: “É preciso pensar em estratégias certeiras que possam trazer o cliente de volta e transformar os dados em recompra. O e-commerce oferece dados que levam ao cliente e é preciso transformá-los em ação”, sugeriu. O especialista em e-commerce citou também iniciativas que são aliadas do varejo, como a realização de Live E-commerce, Social E-commerce, fazer vídeos e integração do on-line e off-line, que são alternativas para vender utilizando as redes sociais e marcando presença para estreitar o relacionamento com o cliente: “É preciso aproveitar o momento zero em que o cliente se decide pela compra”, aconselhou. Aldo destacou que, entre os fatores que influenciam a venda está a entrega do produto ou serviço e por isso é importante rever os caminhos para chegar ao cliente. Além disso, destacou que é preciso estar de alguma forma nos grandes marketplaces. Afinal, 78% do faturamento dos e-commerces brasileiros estão ali.  

Conhecedor da vivência do varejo, Aldo lembrou que o setor que está sempre na “ponta da lança”, ou seja, que é o primeiro que sente o impacto de uma crise é o comércio e finalizou lembrando: “Converse com o seu cliente, faça o exercício de focar nas pessoas e em como preferem comprar. E lembre-se: em cada 10 brasileiros, nove compram on-line”.  


Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul

Intervene