O Sindilojas Caxias promoveu a 6ª edição do Simpósio Estadual do Varejo no dia 29 de agosto, no Intercity Hotel Caxias, em Caxias do Sul (RS). Com o tema “Faça a diferença”, o evento reuniu aproximadamente 500 pessoas debatendo assuntos essenciais ao varejo em atividades divididas entre dois espaços, de forma simultânea.
Na parte da manhã, após o credenciamento dos participantes e a abertura da Feira de Conexões, com mais de 25 marcas expositoras durante o evento, o protocolo do Simpósio começou com uma fala do presidente do Sindilojas Caxias, Rossano Boff, que destacou a importância de um espaço para troca de experiências e celebração da força do setor. “A diferença que vocês fazem no dia a dia, no atendimento ao cliente, na inovação e na superação de desafios é o que mantém o nosso setor vibrante e relevante. Que esse encontro seja uma fonte de novas ideias e motivação”, afirmou o presidente. Boff, ainda, ressaltou o aniversário de 70 anos do Sindilojas Caxias em 2024.
O presidente foi seguido pela participação da Diretora Financeira do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini, que também representou a Fecomércio-RS, da qual é vice-presidente. Foi em sua gestão enquanto presidente da entidade caxiense, em 2018, que o Simpósio teve início, tornando-se ponto de encontro para quem deseja estar na vanguarda do setor. “Inovar no varejo é mais do que uma necessidade: é uma oportunidade. Precisamos abraçar a inovação como elemento central de nossas estratégias. Esse evento é o momento ideal para criarmos experiências memoráveis e agregarmos valor à vida das pessoas” explica Idalice. Ainda, Mariele Gautier, coordenadora do Departamento Jovem, falou sobre as atividades do grupo e convidou interessados a fazerem parte da entidade.
Quem deu início às palestras no Palco Principal, onde nomes nacionais discutiram tópicos pertinentes ao mercado, foi a atriz Danni Suzuki falando sobre “Viralizando o propósito”. Ela falou sobre sua vivência enquanto atriz, aprendendo a atingir a emoção de outras pessoas. “As nossas decisões são afetadas pelas emoções, então acabamos pensando nelas de maneira diferente. Carregamos várias delas ao mesmo tempo, como raiva, medo, nojo, surpresa, alegria e tristeza”, afirmou. Ela citou experiências profissionais ao longo da vida, inclusive internacionais, permitindo que grandes descobertas viessem da sua capacidade em se adaptar.
Ainda, comentou sobre o acesso constante e vício nas redes sociais, trazendo um estado constante de competitividade, ansiedade e necessidade de aceitação. “Estamos passando por um período de adaptação em um mundo tecnológico de desmaterialização. A formação humana precisa desenvolver autonomia, identificação dos nossos próprios sentimentos e os dos outros, respeitando e convivendo com as diferenças, passando isso às gerações futuras.” Segundo a atriz, quando unirmos identidade, comunicação humanizada, sintonia, coletividade e servir, o futuro será de integração.
Após, o Simpósio contou com um momento mágico oferecido pelo Sesc Caxias, com o ilusionista Mateus di Macedo interagindo com os presentes.
Em seguida, Alzira Vasconcelos, mentora de negócios de moda e um dos principais nomes do mercado varejista, falou sobre o tema “Transformando sua loja em uma marca de sucesso”. Com muito carisma e animação, Alzira trouxe seu olhar sobre mercado e negócios, falando sobre técnicas sobre varejo. “O mercado mudou pós-pandemia, mas somente acelerou um processo que já estava em andamento. Precisamos mudar à medida que o varejo muda, sempre atentos às projeções à frente”, apontou. Ela citou os quatro Ps de sobrevivência na nova era mercadológica do varejo – planejamento, público alvo, produto e publicidade – e sua importância, além de enfatizar a necessidade em conhecer profundamente seus clientes e seus valores essenciais.
A palestrante abordou o que o novo consumidor espera do comerciário atualmente, onde sua jornada passa pela internet, seja pela própria compra ou somente pela pesquisa online. “A experiência do cliente não começa quando ele compra, mas sim quando apresentamos a nossa marca a ele, passando por etapas envolvendo sentimentos, valorização do tempo e relacionamento.”
Já na Arena Sebrae, espaço dedicado a profissionais de referência no mercado local, a primeira palestra foi com Alcir Cardoso, Head de Startups do Sebrae RS, falando sobre “Digitalizando o seu negócio na prática”. Cardoso falou sobre transformação digital trazendo benefícios como eficiência operacional, melhora na experiência do cliente, inovação e competitividade. “É um processo de estruturação e adoção de novas metodologias e de mentalidade passando por análise, mudança e ação de tecnologias”, resumiu. Também, trouxe dados de 2023 do varejo digital no Brasil, onde o e-commerce teve faturamento de R$ 230 bilhões, com cerca de 87,8 milhões de clientes, além de citar tendências para 2025, como inteligência artificial, integração perfeita entre diversos canais (lojas físicas e digitais, redes sociais, e-commerce) e coleta e análise de dados em tempo real.
Em seguida, foi realizado o pitch de startups para o varejo, trazendo empresas selecionadas pelo Sebrae RS falando sobre a tecnologia que utilizam, seus produtos e serviços, diferenciais e como o varejo pode usufruir dessas soluções. Os participantes foram Felipe da Silva, fundador e CEO da Futuriza; Giovani De Zorzi, CEO do Moderniza Group; Renata Viezzer, fundadora e CEO da Supermídia; e Thiago Cândido, sócio-fundador da Bewacher.
Ao final da manhã, o roteirista e especialista em storytelling, Marcelo Andrighetti, teve a palavra para conversar sobre “O Mapa da Singularidade – Como atrair mais clientes e vender muito mais”. Ele falou da importância de as marcas encontrarem um posicionamento próprio para serem lembradas pelos consumidores, gerar valor e aumentar suas vendas. "Se você tem um negócio, você precisa ser encontrado. Precisamos contar uma história e criar uma narrativa no entorno dela. Quando contamos uma história, temos mais chances de gerar memórias do que com dados técnicos. Se posicionar no mercado deve ser genuíno.”
Em seguida, foi a vez do ator e professor de teatro, Davi Souza, falar sobre “Veja o mundo com outros olhos”, onde trouxe sua história de vida como fio condutor da palestra, além de apresentar uma esquete com um de seus personagens. Falou, ainda, da trajetória do Médicos do Sorriso, grupo do qual é fundador, que existe há 20 anos e está presente em oito cidades. “Quando você decide seguir um propósito, você também tem medo. Voltei a estudar e me tornei um profissional qualificado, sempre fazendo mais do que o combinado, e segui meu sonho”, celebrou.
O 6º Simpósio Estadual do Varejo contou com apoio institucional de Fecomércio RS e Sebrae; Patrocínio Ouro de Círculo Saúde, Humana Saúde, Sicredi, Sicoob e Villagio Caxias; Patrocínio Prata de Intercity Hotel Caxias; Patrocínio Bronze de Abiu Mídias de Impacto, Amigraf, Andreazza e CDL POA; e Grupo RBS como Media Partner.