Seguimos traduzindo os interesses dos nossos associados e contribuindo com o crescimento econômico da região.
Confira a linha do tempo e os fatos marcantes da nossa trajetória.
Campanha Compre do Comércio Local.
Criação da gestão por Departamentos com a participação de empresários do comércio varejista.
Setembro 2017 - Sindilojas lança campanha: Parceria. Essa é a chave!
Setembro 2017 - Sindilojas lança a revista Vitrine Varejo.
Junho 2017 - Sindilojas cria plano exclusivo Saúde Sindilojas.
Parceria Sindilojas / Senac lança cursos de curta duração para atender as demandas do varejo.
Manifestação e lançamento de campanha contra o comércio ilegal.
Implantação do SCPC - Boa Vista
Novembro de 2004 - Criação do Sindilojas Jovem
Prêmio Qualidade RS Prata
Em novembro de 2002, foi criada a Universidade Corporativa do Varejo (Univarejo), primeira universidade sindical do país, formando cerca de 5 mil alunos.
Prêmio Qualidade RS Bronze
Fevereiro de 2000 - É inaugurado o Museu do Comércio.
Setembro de 2000 - Recebe Certificação ISO 9002.
Julho de 2000 – O Sindilojas Caxias é agraciado com o Prêmio Qualidade RS, na modalidade Bronze Troféu.
O presidente do Sindilojas, Raul Fedrizzi, realiza a inauguração do Edifício Sindilojas. A obra foi finalizada pelo presidente Sergio Cesa.
Parceria da Fecomércio para o início da construção do Edifício Sindilojas na gestão do presidente Carlos Raimundo Calcagnotto.
Reinauguração do Palácio do Comércio na gestão do presidente do Sindilojas, Sergio Cesa (1979 a 1982), e do presidente do CDL, Edson Mantovani.
O comércio começava a se expandir para os bairros.
Lojistas se unem para atuar de forma associativa, fortalecendo o sindicato. O comércio se especializava em outras áreas. Surgiam os segmentos de ferragens, sapatos infantis, lãs em novelos, linhas, tecidos finos e de confecções. Lojas de departamentos como Alfred, Prataviera, Magnabosco e Fedrizzi, comandadas por mãos caxienses, também eram inauguradas.
A centralização das lojas no espaço urbano e o crescimento da economia. A venda de produtos de porta em porta ainda era uma realidade do período. Com a escassez de recursos e a pequena participação dos empresários, o sindicato não contava com funcionários nem com sede própria e as reuniões eram feitas na casa do presidente. O presidente teve o mérito de manter a entidade no município e evitar que tivesse a base transferida para Porto Alegre.
A Carta Sindical marca o início da atuação da entidade como sindicato representante do comércio caxiense. Em 8 de junho, uma associação se transformou em sindicato eclético, passando a receber a denominação atual de Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul.
O comerciante Avelino Antônio Pasa fundava a Associação do Comércio de Gêneros Alimentícios, entidade que originaria o Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul (Sindilojas).
Com 53 mil habitantes, Caxias tinha 350 casas comerciais. Destas, 70 eram casas de secos e molhados, 26 eram dedicadas à venda de tecidos, 22 ao comércio de confecções, 15 de calçados, 15 farmácias, 15 revendas de automóveis e acessórios, 13 madeireiras, 8 padarias, 7 ferragens, 7 lojas de material elétrico e uma casa funerária.
O comércio chegou à região da Serra junto com os imigrantes italianos.