A Real Estratégia de Vendas

O Planejamento Comercial norteia a empresa, a meta de vendas e faz o cliente sonhar

por Cristiane Ribas Machado – Diretora de Varejo da Ribas Rinaldi Consultoria
Foto: Assessoria Fotográfica: Dani Villar

Em diversas consultorias, nas mais variadas áreas de atuação, deparo-me com a falta de planos estratégicos e comerciais estruturados pelos empresários brasileiros. A verdade é que a instabilidade política, social e econômica do nosso país torna-os multifuncionais, operacionais até. Une-se esta necessária sobrevivência a um nato empreendedorismo nacional.
Hoje o número de empresas cadastradas no Brasil é cerca de “6,4 milhões, sendo destas 99% micro e pequenas empresas, 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado”. (Fonte: SEBRAE)

Ora, em outros tempos, idos tempos, em que a concorrência era infinitamente menor e quando a oferta era muito maior do que a demanda, a venda, planos e estratégias eram vencidos pelo “fazer acontecer”. Lembra?
Estamos em outra era, era da velocidade máxima, ideias interconectadas mundialmente e, nesta era, a venda, sabemos, jamais será a mesma. A nova ordem é planejar ações macro, micro e fundamentadas com o foco no Cliente Real.
Nada de novo até aqui, certo? O novo é: planeje! AJA! Certamente, a atuação verdadeira do Micro e Pequeno Empreendedor sobre esta urgência é NOVA!
A criatividade surge de análises comerciais, planos quantificados e estruturados de metas a alcançar, de entendimento nos estoques parados. Nasce das dificuldades diárias.
Quem acha que planejar é chato, desnecessário, deve se atualizar, porque não é nada disso! É criativo, norteador, revelador.
Institua o Mês do Planejamento Estratégico e prometo, que, sendo o seu negócio estruturado, os avanços comerciais nos anos seguintes serão positivos e os números terão crescimentos saudáveis.
O cliente quer sonhar, quer consumir. Sem novidades, isso não será possível e as novidades são norteadas por metas reais e alcançáveis! Planeje, foque, ganhe! Faça-o sonhar e … comprar!